Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/12/2022

AP: Defensoria Pública atende mais de 150 indígenas nas aldeias Manga e Espírito Santo

Fonte: ASCOM/DPE-AP
Estado: AP
Fechando a semana de ações no município de Oiapoque, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) atendeu, nos dias 25 e 26 de novembro, 152 indígenas nas aldeias Manga e Espírito Santo, localizadas na Terra Indígena Uaçá. A poucos quilômetros da região central do município, as aldeias concentraram demandas de emissão de 1ª e 2ª via de identidade, retificação de registro civil e registro tardio de óbito.
 
É nas margens do rio Curipi que a população Karipuna das aldeias Manga e Espírito Santo reside. Ainda que o acesso aos locais não seja demorado (40 minutos de carro até a aldeia Manga e mais 1h30 de voadeira até a Espírito Santo), há uma grande carência para serviços básicos, como saúde, educação, emissão de documentos e atualização de benefícios sociais.
 
Grande parte dos indígenas trabalham como agricultores e são eles os maiores responsáveis pelo abastecimento de farinha de mandioca no Oiapoque e em Saint Georges, na Guyana Francesa.
 
Mas o custo pelo deslocamento dos produtos acaba levando quase todo o lucro. É o caso de uma de nossas assistidas, Eudilia, de 50 anos, que mora na Aldeia Manga e planta mandioca.
 
“Eu vendo a saca de farinha, mas custa levar de carro, aí não sobra quase nada”, conta. A assistida ganha um terço do salário mínimo por mês, com o pouco, não há como fazer muita coisa. Ela faz parte da maior demanda da ação: emissão de 2ª via de carteira de identidade.
 
Ainda que a emissão não seja realizada pela DPE-AP, todas as solicitações serão oficiadas para o órgão responsável.
 
“Percebemos que as maiores demandas eram de questões relativas a registros públicos, certidões de nascimento e óbito. Pretendemos fazer missões mais completas no futuro, com a conjugação de outros órgãos públicos a fim de garantir uma plena satisfação da demanda", pontuou o defensor público Guilherme Amaral.
 
A ação foi composta pela Defensoria Pública do Amapá e pela Defensoria Pública da União.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)