Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
15/08/2022

ANADEP participa de reunião sobre as Missões de Observação Eleitoral

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A presidenta da ANADEP e a vice-presidenta administrativa, Rivana Ricarte e Juliana Lintz, participaram, na sexta-feira (12), de reunião virtual com membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tratar das Missões de Observação Eleitoral (MOEs). A ANADEP é uma das oito entidades sociais e profissionais cadastradas pelo TSE para realizarem, pela primeira vez, a atividade de observação nacional nas eleições deste ano. 
 
A reunião foi introdutória e serviu para o TSE passar esclarecimentos e diretrizes iniciais sobre a atividade de observação independente que será realizada pelas entidades no dia da eleição e, também, para o Tribunal ouvir as sugestões e as dúvidas das organizações credenciadas. Outras reuniões serão agendadas para alinhar vários aspectos do trabalho a ser desenvolvidos pelos observadores.
 
AS MOEs (Missões de Observação Eleitoral Nacionais), buscam demonstrar total transparência da Justiça Eleitoral. Entre os objetivos do projeto com as entidades, estão: “ampliar a transparência e a integridade, bem como fortalecer a confiança pública nas eleições, tendo como objetivos observar o cumprimento das normas nacionais; colaborar para o controle social nas diferentes etapas do processo; e verificar a imparcialidade e a efetividade da organização, direção, supervisão, administração e execução das diversas fases do pleito”.
 
Entre as organizações que irão participar das MOEs, além da ANADEP, estão: Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD); Associação Juízes para a Democracia (AJD); Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE); Sociedade de Ensino Superior de Vitória (Faculdade de Direito de Vitória - FDV); Transparência Eleitoral Brasil; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ;) e Universidade de São Paulo (USP).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)