Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/05/2022

ANADEP manifesta pesar pela morte de Suely Pletz Neder, primeira presidenta da entidade

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), em nome das defensoras e defensores públicos dos estados e do Distrito Federal, lamenta a morte de Suely Pletz Neder.
 
Suely Pletz Neder, defensora pública no Mato Grosso do Sul, foi a primeira chefe da referida instituição e, no período de 1983 a 1985, foi presidenta da ADEP-MS. 
 
Em âmbito nacional, Suely se tornou conhecida porque foi a primeira presidenta da Federação Nacional dos Defensores Públicos (FENADEP), atualmente Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (ANADEP), no período de 1986 a 1990. 
 
O período marcou um dos momentos mais importantes da Defensoria Pública, quando a Instituição foi inserida no texto da Constituição Federal de 1988.
 
Suely, ao lado de outras defensoras e defensores públicos de diversos estados, estiveram mobilizados em Brasília, durante a Assembleia Nacional Constituinte, para sensibilizar parlamentares sobre a criação de uma Instituição inovadora na garantia do direito a ter direitos.
 
"O maior desafio era responder ao mais absoluto desconhecimento de grande parte dos constituintes sobre o que era e para que serviria a criação da Defensoria Pública", revelou a ex-presidenta da ANADEP em sua fala durante o XIV CONADEP, em 2019.
 
A ANADEP presta toda sua solidariedade à família enlutada e lamenta a perda da valorosa colega, cuja história se entrelaça com a história da institucionalização da Defensoria Pública e pela defesa dos direitos humanos e do modelo de Defensoria Pública autônoma e efetiva.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)