Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/05/2022

MA: Defensoria realiza oficina "FATO OU FAKE" para idosos

Fonte: ASCOM/DPEMA
Estado: MA
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão realizou, na segunda (11) e nesta terça-feira (12), a oficina “Fato ou Fake” em Imperatriz e São Luís, respectivamente. A atividade faz parte das atividades em celebração ao mês da Defensoria que, neste ano, está discutindo o tema “Desinformação e Vulnerabilidades”.
 
A oficina teve como objetivo ensinar e garantir aos idosos como checar a autenticidade de uma informação e as implicações do compartilhamento de notícias falsas especialmente entre as pessoas idosas. Nas duas atividades, os idosos analisaram manchetes e aprenderam como checar a veracidade das mesmas.
 
Em Imperatriz, foi realizada uma gincana e uma mini palestra do defensor público Fábio Carvalho sobre a Defensoria e o atendimento à pessoa idosa no Centro de Referência da Pessoa Idosa da Região Tocantina.
 
Em São Luís, a atividade contou com a participação do defensor público Cosmo Sobral, do Núcleo de Defesa da Saúde, da ouvidora-geral da DPE/MA, Fabíola Diniz, e da coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), Izabel Lopizic. Os idosos assistiram à apresentação do coral “Vozes da Sabedoria”, do SESC sob a coordenação do regente Chico Newman.
 
Cosmo Sobral explicou a importância de sempre conferir a veracidade e a legitimidade de uma informação e sobre a importância de não espalhar estas “fake news” principalmente nos grupos de família. “É um assunto muito importante da nossa atualidade, que faz parte da campanha relativa aos 21 anos da Defensoria Pública, que é sobre a desinformação e as vulnerabilidades.  Nosso propósito foi empoderar essas pessoas idosas para que elas evitem a divulgação de notícias que não são verdadeiras e conscientizar seus familiares da importância de não divulgar fake news”, destacou.
 
A ouvidora-geral Fabíola Diniz destacou a importância da realização da oficina com esse tema. “Além de garantir atendimento jurídico de forma integral e gratuita, a DPE trabalha com o viés de educação em direitos como hoje, esclarecendo sobre as notícias falsas”, ressaltou.
 
Izabel Lopizic, coordenadora do Ciapvi ressaltou a parceria com o Sesc e a importância do idoso ser um agente contra a desinformação. “Nós escolhemos vocês para serem os nossos parceiros como multiplicadores de informações e conhecimento, aquele que vai levar a ideia de não passar a desinformação para as demais pessoas, ter o compromisso com a verdade e multiplicar essa ideia”, afirmou.
 
Cerca de sessenta idosos participaram da oficina na capital maranhense. “O encontro foi maravilhoso, trouxe muitas informações para nós idosos. Tem muitas colegas que ainda não sabem navegar na internet, então foi ótimo para tirar as dúvidas e ensinar o nosso grupo”, disse a idosa Maria do Amparo Ribeiro, participante da oficina.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)