Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/05/2022

CE: Defensoras e defensores comemoram o Dia Nacional da Defensoria (19) com orientação jurídica à população na Praça do Ferreira

Fonte: ASCOM/DPECE
Estado: CE
Na próxima quinta-feira, dia 19 de maio, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) realiza um mutirão de atendimentos na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A ação acontece em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria, com defensores públicos atendendo a população em suas demandas jurídicas, prestando orientação e esclarecendo possíveis dúvidas sobre garantia de direitos. A ação acontece das 8h às 12h. Neste dia também haverá emissão de RG e CPG, uma parceria com a Secretaria de Proteção Social.
 
A ação cearense é parte da campanha nacional “Onde há Defensoria, há Justiça e Cidadania”, promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) com apoio das Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege) e tem de chegar junto às pessoas pautando a instituição, que é referência no acesso à justiça das pessoas em situações de vulnerabilidade.
 
“É tradição, todo dia 19 de maio, defensores e defensoras se disponibilizam para orientação da população nas praças e comunidades. A Defensoria é essa instituição que chega junto das pessoas e nada mais justo, que com o apaziguamento da pandemia, a gente retome nossas atividades nas praças, sobretudo, neste momento em que a população está ainda mais vulnerável. Assim é com muita alegria estaremos com atividades e mutirão presencial na praça. Seguiremos nas ruas e nas comunidades para reiterar a importância da efetivação dos direitos de cada cearense e também do fortalecimento da Defensoria, que é a instituição de retaguarda das pessoas”, destacou a defensora pública geral do Estado do Ceará, Elizabeth Chagas.
 
Em 2022, a instituição retornou ao atendimento presencial e, no primeiro trimestre deste ano, já registrou crescimento de 13,5% em relação ao mesmo período de 2021, com 302.692 atuações. Caso a média de 2022 mantenha-se e a pandemia cesse seus efeitos, já que a população cearense já está quase vacinada, a tendência é que encerre o ano de 2022 com recorde no número de atuações.
 
“As populações historicamente vulneráveis ficaram ainda mais vulneráveis durante a pandemia. E isso não desaparece da noite para o dia. Demanda de nós, defensoras e defensores, ainda mais atenção e cuidado. O trabalho da Defensoria aumenta com o crescimento das desigualdades sociais e nós, defensores e defensoras, estaremos sempre a postos na retaguarda dos direitos fundamentais de quem precisa”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas.
 
SERVIÇO
 
Dia Nacional da Defensoria- Mutirão de orientação jurídica
Data: 19 de maio de 2018
Local: Praça do Ferreira
Horário: 8h às 12h
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)