Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
01/12/2021

RJ: STJ concede HC com base no vício da cadeia de custódia

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou procedente em parte, nesta terça-feira (23), um Habeas Corpus protocolado pela Defensoria Pública do Rio e absolveu, com base no vício da cadeia de custódia,  um homem acusado de tráfico de drogas. A Corte entendeu que a prova material necessária para a condenação pelo crime não foi preservada de maneira adequada, conforme prevê a legislação processual, criada no bojo do pacote anticrime, a partir do artigo 158. É a primeira vez que a 6a Turma do STJ  analisa a nova exigência da lei.
 
- O nosso argumento para pedir a liberdade do paciente era justamente de  haver um vício na cadeia de custódia. Tanto que o próprio perito dizia que a droga chegou em inconformidade com o regramento processual. Os ministros do STJ entenderam que a liberdade dele devia ser mantida pois a acusação de tráfico de drogas prevista no Artigo 33  exige materialidade da prova. E a forma como a droga foi apresentada não atendia às exigências - disse o defensor público Pedro Carriello, que atuou no caso.
 
Na mesma decisão, o STJ determinou que a acusação de associação para o tráfico também imposta ao homem volte para análise do Tribunal de Justiça uma vez que não  tem a mesma exigência.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)