Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/11/2021

TO: Seminário sobre sistema de justiça com igualdade racial realizado na BA tem participação da DPE

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) integrou nesta quarta-feira, 24, a programação do Seminário “20 anos de Durban: lutas e desafios por um sistema de justiça com igualdade racial”, em Salvador (BA). Na ocasião, a defensora pública Denize Souza Leite, foi uma das palestrantes convidadas para o painel “O Papel da Defensoria Pública na Promoção da Igualdade Racial” do evento, uma realização do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil.
 
Durante a fala, a Defensora Pública afirmou que, antes de tudo, não se deve falar em igualdade racial, mas, sim, em equidade racial.
 
“A verdadeira equidade trata as pessoas diferentes de acordo com as suas necessidades. O projeto de igualdade, de modelo universal, é um projeto colonial, europeu, branco e que não nos contempla. As nossas matrizes africanas, as nossas ancestralidades falam de modelo pluriversal; e sempre foi assim. É através disto que vamos conseguir a verdadeira equidade”, enfatizou Denize Leite.
 
 O Seminário
 
O Seminário Nacional foi realizado em alusão ao marco de 20 anos da III Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, que foi realizada em setembro de 2001, em Durban, na África do Sul.
 
Estiveram presentes instituições públicas, representantes dos Poderes, da comunidade acadêmica e da sociedade civil.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)