Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/10/2021

MS: Levantamento da Defensoria revela 41 casos de crianças que perderam pai ou mãe para a covid-19

Fonte: ASCOM/DPE-MS
Estado: MS
A Defensoria Pública da comarca de Campo Grande registra o atendimento de 41 casos de crianças que perderam o pai ou a mãe durante a pandemia da covid-19.
 
O levantamento foi realizado a partir dos pedidos de regularização de guarda de crianças órfãs, do período de abril de 2020 a setembro de 2021, pelo Núcleo da Família (Nufam) da Defensoria Pública de MS.
 
Os casos foram destaque no portal de notícias MídiaMax, onde o coordenador do Nufam, defensor Daniel Provenzano, explica que os dados se referem aos registros que citam o coronavírus como a causa da morte do guardião da criança.
 
O defensor esclarece, na entrevista, que os guardiões não se restringem a pais e mães, mas também abrangem avós ou tios que cuidavam das crianças e acabaram falecendo em virtude da doença.
 
“Família de baixa renda às vezes tem muitos filhos, que acabam ficando com a avó, com uma pessoa mais de idade. Os idosos tiveram complicações por conta de covid, muitos faleceram e essa guarda teve que ser alterada. Contudo, a grande maioria é por conta do pai ou da mãe”, comenta.
 
O número de famílias com órfãos, de acordo com o coordenador, pode ser ainda maior, já que há casos de regularização de guarda sem o registro sobre o motivo da morte do guardião. O defensor aponta que geralmente quem fica com a guarda das crianças é o parente mais próximo.
 
Confira aqui a reportagem completa.
 
Para famílias que precisam regularizar a guarda, é possível procurar a Defensoria Pública pelo atendimento virtual ou presencial.
 
Acesse a plataforma online: www.defensoria.ms.def.br 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)