Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
23/09/2021

PI: Diretoria de Primeiro Atendimento da Defensoria Pública promove palestra sobre Saúde Mental

Fonte: ASCOM/DPE-PI
Estado: PI
A Diretoria de Primeiro Atendimento da Defensoria Pública do Estado do Piauí, que tem como Diretora a Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, promoveu nesta quarta-feira (22) para os assistidos que se encontravam aguardando o atendimento presencial pré-agendado, palestra sobre Saúde Mental com as profissionais do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Infantojuvenil Dr. Alexandre Nogueira, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), assistente social Isabel Érica e enfermeira Luana Bueno. O evento aconteceu em alusão a campanha Setembro Amarelo, voltada para a prevenção ao suicídio e ao Projeto “Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”, coordenado pela referida Defensora.
 
A assistente social Isabel Érica destacou a importância de trazer o tema para o público. “A ação educativa faz parte do cuidado em saúde mental, e sermos convidadas pela Defensoria Pública é muito importante, porque aqui é um espaço onde existem pessoas que necessitam de informação, de cuidado em saúde mental e podemos explicar como funciona a rede, o que é saúde mental e as estratégias de cuidado. Então, para nós profissionais, é muito importante que a Defensoria abra esses espaços que fortalecem o campo educativo, o  acesso dessas pessoas a outra instâncias que muitas vezes desconhecem, não conhecem o que um CAPS, um serviço Provida. É o momento em que trazemos para a sociedade mais informação”, disse.
 
A enfermeira Luana Bueno destacou a necessidade de fomentar a questão da prevenção com relação a saúde mental. “Estamos em setembro, que é o mês alusão à prevenção do suicídio e a gente vem fortalecer essas famílias com relação a prevenção, ao cuidado não só do corpo, mas da mente. A mente adoece e traz prejuízos grandes para a saúde do indivíduo, inclusive até a morte. A gente vem alertar a população, orientar sobre o cuidado da saúde mental, que é tão importante quanto o cuidado do corpo em si”, complementou.
 
Para a Diretora de Primeiro Atendimento, Defensora Pública Patrícia Monte, “o evento foi ação relativa ao Projeto Mente Cidadã e teve como objetivo fazer orientação sobre os cuidados e importância sobre a saúde mental. A receptividade do público, a interação e a atenção, demonstrou como tema tem sido relevante para a população. Na oportunidade, pessoas deram depoimentos sobre a importância do tratamento,  alguns usuários elogiaram os serviços dos CAPS, e recomendaram, prestando seus depoimentos pessoais sobre experiências vividas. Ficamos muito agradecidos à Isabel e à Rosana e felizes com a receptividade das pessoas”, afirma.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)