Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
23/09/2021

PE: Defensoria recebe grupo que perdeu casas há 22 anos durante deslizamente de terras no Ibura

Fonte: ASCOM/DPE-PE
Estado: PE
A Defensoria Pública de Pernambuco recebeu, na manhã da terça-feira (21), representantes do grupo Lutas Por Moradia, que busca desde 1999 ter garantido o direito à moradia de quase 250 famílias. Estas ficaram desalojadas, naquela época, devido ao deslizamento de terras ocasionadas pelas fortes chuvas no Ibura, Zona Sul da Capital pernambucana.
 
Em 2005, cerca de 120 dos 250 núcleos familiares que perderam suas casas foram beneficiadas, por meio do Programa Habitacional municipal, o qual entregou, no mesmo período, o Conjunto Habitacional Jiquiá, na zona sudoeste do Recife. 
 
O grupo Lutas Por Moradia reitera a necessidade junto à Defensoria Pública de Pernambuco para que as demais famílias também recebam a entrega de casas para moradia.
 
Para a presidente do Grupo Lutas Por Moradia, Estela Borges, diante da demora na entrega das demais residências aos envolvidos ainda não beneficiados, é pertinente o apoio da Defensoria Pública de Pernambuco para a resolução do conflito.
 
“São 15 anos de espera por algo que é nosso por direito. Foram anos de sofrimento e luta para corrigir o que aconteceu conosco. Famílias foram destruídas, e desde então ainda tentam se restabelecer. Enquanto este problema não se resolve, nós ficamos literalmente sem chão”, lamentou Estela Borges.
 
De acordo com o Subdefensor das Causas Coletivas, Rafael Alcoforado Domingues, a demanda do Grupo Lutas por Moradia visa garantir um dos direitos mais básicos do cidadão, que é o de residir em um local digno.
 
“Essas 120 famílias estão desde 1999 recebendo um valor a título de auxílio moradia de apenas R$ 200,00, o que não é suficiente para arcar com aluguel atualmente na cidade de Recife. Dessa forma vamos estabelecer contato com a Prefeitura do Recife com o intuito de concretizar a promessa de construção de  um conjunto habitacional que irá servir de moradia para essas famílias.”
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)