Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/08/2021

MA: Defensoria se prepara para realizar atendimento periódico na cidade olímpica

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
Na manhã desta segunda-feira (02), o subdefensor público-geral, Gabriel Furtado, realizou, na companhia da coordenadora do atendimento psicossocial da DPE/MA, Rosicleia Costa, uma visita técnica à sede da Associação de Moradores da Cidade Olímpica (AMCOL), em São Luís, para ouvir a comunidade, entender as necessidades e conhecer as demandas mais urgentes de quem vive no bairro.
 
A ideia do encontro com os moradores, representados pela presidente da entidade, Kênia Delano, além de outros membros da diretoria da AMCOL, foi discutir e organizar a viabilidade da retomada do atendimento periódico presencial realizado pela Defensoria Pública na própria comunidade, em uma das salas da Associação. Representantes comunitários que atuam no programa Pacto pela Paz, da Secretaria de Segurança Pública do MA, também participaram do encontro.
 
“Com a Defensoria presente aqui, poderemos oferecer um atendimento acolhedor, de forma menos burocrática e mais humana possível, pois os cidadãos mais vulneráveis e que mais precisam da nossa assistência jurídica podem contar com a gente sem precisar sair do local onde moram”, enfatizou o subdefensor-geral, Gabriel Furtado.
 
A presidente da Associação, Kênia Delano, apresentou as instalações da sede e deixou o prédio à inteira disposição da DPE/MA, que contará com uma sala inteiramente equipada, com móveis, equipamento de informática e ar condicionado, para realizar o atendimento do público. Tudo havia sido doado pela própria Defensoria à AMCOL antes da pandemia, e foi mantido pela Associação, que já ansiava por esse momento.
 
“Nós temos muitos casos de violações de direitos aqui no bairro. São crianças que precisam de medicamentos, tratamentos de saúde; pessoas com deficiência que não têm apoio; casos de violência contra a mulher, entre outros. Como ficamos numa área bem distante da sede da Defensoria, muita gente precisa sair de casa às 4h da madrugada para buscar atendimento. Com a volta da DPE/MA pra cá, tudo isso vai melhorar, com certeza”, comemorou a presidente da AMCOL, Kênia Delano.
 
Além da visita à sede da Associação, o subdefensor-geral aproveitou a ida até a Cidade Olímpica para conhecer a escolinha comunitária mantida pelo Instituto Santa Luzia, que tem contribuído com a educação de centenas de crianças há anos, no bairro. “Nós vimos que aqui as crianças estudam e fazem várias atividades esportivas e culturais, como música e dança, por exemplo. Queremos dar visibilidade a esse trabalho e, claro, atuar em prol das famílias que tenham alguma dificuldade de acessar a educação dos filhos, ou mesmo de ter o registro das crianças”, concluiu Gabriel Furtado.
 
A retomada do atendimento periódico presencial na sede da AMCOL ainda não tem data definida, mas a previsão é de que isso ocorra ainda em agosto.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)