Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/07/2021

ANADEP participa de lançamento da campanha nacional no Acre

Fonte: ADPACRE
Estado: AC
Nessa segunda-feira (12), uma live transmitida pelo instagram da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Acre (ADPACRE) abriu as atividades da semana de lançamento da campanha "Racismo se combate em todo lugar- Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial" no estado. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou do lançamento.  
 
Também participaram a presidenta da ADPACRE, Aryne Cunha, que coordena as atividades de lançamento no Acre, e os membros da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da ANADEP, Cláudia Aguirre e o defensor Rafael Pinto. 
 
Durante a live, a presidente Aryne Cunha apresentou a cartilha formulada pela ANADEP com todas as questões que envolvem o racismo no nosso país. Cartilha que está disponível no site anadep.org.br. 
 
"Quero agradecer aos colegas presentes, o apoio de todos, e o apoio da ANADEP que disponibilizou todo o material da campanha! É uma alegria muito grande poder contribuir nessa campanha que é tão importante, pra que, cada vez mais, a nossa sociedade esteja ciente de que é importante haver o respeito, haver a tolerância, haver a inclusão!  Infelizmente, estamos em 2021 e racismo ainda é algo que precisa ser superado.", declarou Aryne. 
 
Além disso, as defensoras e defensores puderam compartilhar experiências que demonstraram que o racismo está em todos os lugares, como destaca o tema da campanha. 
 
A defensora Cláudia Aguirre pontuou a sua atuação em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre, no interior, onde vivem vários povos indígenas. "Ainda hoje, temos relatos de indígenas que vivem situações em que direitos básicos lhe são negados. São essas situações que forçam esses povos a negarem suas origens no registro civil de nascimento. Fazem pensar: num será melhor virar logo branco? Ter nome de branco? Isso apaga a história, a existência desses povos tradicionais.", disse a defensora. 
 
O defensor Rafael Pinto destacou o prejuízo da propagação do discurso negacionista. "Quando se propaga a ideia para a população brasileira e para o exterior, que não existe racismo no nosso país, que é raro, que é besteira... não se consegue dar a visibilidade devida a essa questão racial, colocamos a questão de lado, deixamos de observar certos marcadores que estão presentes, inclusive, na nossa atuação profissional.", destacou. 
 
A presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, parabenizou a associação acreana pela iniciativa de lançar a campanha no Estado. "Estou muito feliz. Acho que é a primeira vez que a gente tem, assim, o lançamento da campanha formal no Acre. A campanha nacional não funciona se os estados não estiverem engajados. A ANADEP é essa reunião das associações. Então, fica mais forte com o trabalho das associações. Parabéns, minhas palavras são de agradecimento!" - finalizou. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)