Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/06/2021

ANADEP participa de solenidade de posse de novas defensoras e defensores do Amazonas

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Nesta segunda-feira (21), a Defensoria Pública do Amazonas empossou sete novas defensoras e defensores públicos do Estado. A vice-presidenta institucional da ANADEP, Rita Lima, participou virtualmente da solenidade de posse.
 
Ao dar posse aos novos membros, o defensor geral ressaltou o êxito em nomear todos os aprovados no concurso público e as parcerias que ajudaram a alcançar esse resultado. 
 
“Estamos finalizando um ciclo na Defensoria, ao dar posse aos últimos defensores aprovados no último concurso realizado pela instituição para o cargo de defensor. Isso mostra o quanto estamos crescendo. Essa conquista, é claro, só foi possível em virtude de um planejamento estratégico iniciado há alguns anos, definido a várias mãos e executado com muito suor, lágrimas e dedicação. Obviamente, o crescimento da Defensoria é fruto do trabalho de servidores abnegados e defensoras e defensores que trabalham e lutam de forma incessante por uma sociedade mais justa. Mas, certamente, não conseguiríamos chegar tão longe sem as parcerias que nos ajudaram a alçar novos voos”, destacou.  
 
A alagoana Thaysa Souza foi a escolhida entre os oito novos defensoras e defensores para realizar o discurso de posse. Ela emocionou o público ao falar da história de superação para ingressar na Defensoria em meio a dedicação para ajudar a mãe a lutar contra o câncer.  
 
“Já se passaram mais de dois anos desde que minha mãe foi diagnosticada com câncer no pâncreas. Os médicos nos indicaram um prognóstico nada animador. A rotina de estudos para concurso foi trocada por cirurgia, UTI, internamentos, radioterapia e quimioterapia. Tivemos vários indícios que minha mãe não pudesse comparecer nessa cerimônia de posse. Seja pela letalidade da doença em si ou pelos efeitos colaterais tão cruéis da quimioterapia”, disse emocionada. 
 
“Eu gostaria de poder falar sobre cura total, falar que a doença ficou no passado. Isso seria realmente maravilhoso. A realidade é que ela continua em tratamento, apresentou melhora e conseguiu liberação médica para viajar. A realidade é que ela está aqui hoje e ela estar aqui já é grandioso o suficiente. Com seus cabelos prateados e uma risada inconfundível, a presença da minha mãe é minha grande alegria”, complementou. 
 
O presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Amazonas (Adepam), Arlindo Gonçalves, lembrou os novos membros que ser defensor é, entre outros pontos, se colocar no lugar do próximo, a fim de buscar justiça social. “Cabe ao defensor público a sensibilidade para enxergar não a vítima, mas o ser humano”, disse. 
 
A vice-presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rita Lima, afirmou aos novos membros da DPE-AM que ser defensora e defensor não é um trabalho fácil, mas que não existe melhor lugar para estar dentro do sistema de justiça que a Defensoria Pública. “Nossa humanidade é entrecortada por histórias de dor e de cura. Garantir acesso ao sistema de Justiça para uma pessoa desacreditada nos aparelhos do Estado e que recorre à Defensoria para fazer valer sua cidadania e humanidade é trazer uma pouco de cura para essas pessoas e ser defensor(a) é promover uma cura social, com a acolhimento e humanidade”, destacou. 
 
Foram empossados no cargo de defensor público de 4ª Classe, Isabela do Amaral Sales, Danielle Mascarenhas Cunha de Almeida, Elton Dariva Staub, Daniel Bettanin e Silva, Icaro Oliveira Avelar Costa, Elaine Maria Sousa Frota e Eliaquim Antunes de Souza Santos.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)