Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/06/2021

RJ: Colóquio internacional debate racismo e sistema de justiça

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), junto ao POLITICS e o Fórum de Justiça, organizará, nos dias 8 e 9 de julho, o “Colóquio Internacional: Racismo Institucional, Sistema de Justiça e Políticas Públicas no Peru e no Brasil”. A ideia do encontro é aprofundar e inovar o conhecimento sobre as diferenças e semelhanças entre a atuação discriminatória das instituições policiais, além de debater sobre o antirracismo em contextos europeus e latino-americanos. 
 
O evento terá início às 10h15 no dia 8 e às 10h30 no dia 9 e será transmitido pelo Canal da DPRJ no Youtube. Haverá também a emissão de certificado, além de tradução simultânea espanhol-português pela plataforma Zoom para as pessoas inscritas, sem prejuízo da transmissão aberta. Inscrições disponíveis pelo link: https://www.even3.com.br/coloquiointernacional2021/
 
Serão duas mesas com as temáticas “Policiamento racial, sistema de justiça e produção de dados" e “Juventude, Racismo institucional e políticas de segurança pública”. Além das mesas, serão apresentados artigos e casos produzidos no Brasil, no Peru e em Portugal que avancem em discussões sobre racismo institucional, genocídio negro/genocídio da população negra e/ou antirracismo. 
 
Representando a Defensoria Pública do Rio de Janeiro estarão o defensor público-geral do Rio de Janeiro, Rodrigo Pacheco, que participará da abertura do evento; a coordenadora de Defesa Criminal, Lucia Helena, que fará parte da mesa “Policiamento racial, sistema de justiça e produção de dados”, transmitida  no dia 8; e a coordenadora da Promoção de Equidade Racial, Daniele Magalhães, que será a mediadora dos debates no dia 9. 
 
O encontro é uma parceria entre a Defensoria Pública, através da Coordenação de Promoção da Equidade Racial (Coopera), do  Núcleo contra a Desigualdade Racial (Nucora) e do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) com o Fórum de Justiça e com o projeto POLITICS: A política do antirracismo na Europa e na América Latina. O POLITICS visa analisar as relações de poder que configuram o antirracismo em diversos contextos e as ligações entre os níveis global, nacional e local, assim como os processos de diálogo e conflito entre organizações de base e instituições. O projeto é financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC) e sediado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, em Portugal.
 

A programação completa e todos os participantes você encontra aqui

 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)