Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/06/2021

PI: Seminário “Saúde Mental da Pessoa Negra” acontece nesta sexta-feira (18)

Fonte: ASCOM/DPE-PI
Estado: PI
A Defensoria Pública do Estado do Piauí realiza nesta sexta-feira (18), a partir das 15h, o seminário “Saúde Mental da Pessoa Negra”. O evento é uma iniciativa do “Projeto Mente Cidadã – Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental” e da Escola Superior da Defensoria (Esdepi) e acontecerá por meio da Plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal oficial da Defensoria Pública, no Youtube.
 
Os interessados em receber a certificação emitida pela Esdepi devem fazer inscrição até às 12h desta sexta-feira, dia 18 de junho, no site da Defensoria www.defensoria.pi.def.br, acessando a área Cursos. O link para acesso à sala do Zoom será disponibilizado até às 13h do referido dia, por meio do e-mail indicado no ato da inscrição. Para ter direito ao certificado os inscritos necessitam efetivamente estar presentes na sala do Zoom.
 
A abertura do evento será feita pela diretora da Escola Superior da Defensoria, Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho e pela Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, que coordena o Projeto Mente Cidadã e também é diretora de Primeiro Atendimento da Defensoria.
 
A partir das 15h10, o professor da Universidade Federal do Piauí, Benedito Carlos de Araújo Júnior, irá apresentar a palestra com o tema “Aspectos Sociais e Saúde Mental da Pessoa Negra”. O docente é bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1992); mestre em Educação pela UFPI (1998), doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014) e trabalha os temas: violência, segurança pública, suicídio, mídia e poder.
É também professor do Departamento de Ciências Sociais da UFPI.
 
A segunda palestra, traz o tema “Suicídio da População Negra”, e será ministrada pela bacharel em Psicologia e coordenadora do Núcleo de Valorização da Vida em Oeiras, Milena Faustino, e terá início às 15h50. A psicóloga possui experiência em prevenção da suicídio e manejo em situações de automutilação sem intenção de morte e é militante do movimento negro, além de co-idealizadora do Coletivo de Negros e Negras de Oeiras e co-idealizadora do Coletivo Esperança Garcia.
 
A última palestra, com previsão de início a partir das 16h30, abordará o tema “Solidão da Mulher Negra”, e será ministrada pela psicóloga clínica, psicopedagoga, terapeuta de casal e família, e terapeuta comunitária integrativa, diretora da Sherpa Terapias Integradas e membro do coletivo Feira Preta, Rosangela Parga.
 
Após as palestras será aberto o momento para as discussões, durante o qual os participantes poderão enviar perguntas aos três palestrantes.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)