Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
11/05/2021

Reforma administrativa é tema de reunião do Fonacate e afiliadas

Fonte: ANADEP
Estado: DF
O Conselho Deliberativo do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) reuniu-se, nesta terça-feira (11/5), para debater pautas de interesse do funcionalismo público. Na ocasião, a ANADEP foi representada pela presidenta, Rivana Ricarte; e a vice-presidenta institucional da entidade, Rita Lima. 
 
O item principal da pauta foi a PEC 32/2020, que trata da reforma administrativa. O grupo se deteve na avaliação do texto substitutivo e a estratégia de atuação dentro do Congresso Nacional. No momento, a matéria tramita na Comissão de Constituição e Justiça e está em fase de debates antes da apresentação do relatório final do deputado Darci de Matos (PSD-SC), que deve ocorrer até o final da próxima semana. 
 
Se passar na CCJ, a PEC 32 segue para Comissão Especial onde será analisado o mérito da proposta. A comissão tem o prazo de 40 sessões do Plenário para votação do texto. O prazo para apresentação de emendas se esgota nas dez primeiras sessões.
 
Sobre a PEC 32: Enviada ao Congresso Nacional em setembro de 2020, pelo governo federal, a proposta traz inúmeros retrocessos ao serviço público e à prestação de serviços à sociedade, pois prevê o fim da estabilidade, terceirização de atividades importantes no serviço público e extinção de órgãos e autarquias, com um simples decreto presidencial. O texto alcança novos(as) servidores(as) dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
 
Desde o início da tramitação, a ANADEP e a assessoria parlamentar vem seguindo um trabalho minucioso analisando artigo por artigo da PEC, e analisando as principais consequências para a carreira e prestação de serviços à sociedade.
 
Para a fase de análise de constitucionalidade, a entidade aponta cinco pontos que devem ser analisados pelo relator da PEC 32/2020, como o aumento das atribuições da Presidência da República, a criação do vínculo de experiência, criação de cargos com vínculo por prazo determinado, a fragilização da estabilidade e as diretrizes dos cargos típicos de Estado. A ANADEP foi uma das entidades que debateu em audiência pública no dia 04/05.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)