Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/04/2021

VI Jornada da ENADEP: aula 2 aborda a proteção jurídica de núcleos urbanos informais

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Aconteceu nessa segunda-feira (19), a segunda aula da VI Jornada “Conflitos fundiários e remoção de pessoas: estratégias de defesa e soluções garantidoras de Direitos Humanos”. O tema abordado foi "A proteção jurídica de núcleos urbanos informais".
 
Os facilitadores foram Rosane Tierno, advogada urbanista e mestra em urbanismo; e Allan Ramalho, coordenador do Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo da Defensoria de São Paulo. A mediação ficou com a defensora pública do Pará, Luciana Albuquerque, também titular da Defensoria da Fazenda Pública de Belém e doutora em direito da cidade. 
 
 
O defensor público Allan Ramalho apresentou pesquisa sobre a atuação do Núcleo de Habitação e Urbanismo da DPE-SP como custos vulnerabilis em litígios coletivos possessórios. 
 
 
Durante a exposição, Rosane Tierno trouxe as três fases da regularização fundiária. A primeira é a regularização e o controle do solo urbano pela repressão, que ocorreu nos anos 70 a 2001. A segunda fase é a implantação e consolidação do Estatudo da Cidade, tendo a dignidade da pessoa humana como foco central e o fortalecimento dos marcos de planejamento e gstão urbana locais, na década de 200 ao ano 2016.
 
Por fim, a atual fase III, onde há o desmonte de políticas setoriais, o retorno do controle do solo urbano pela repressão e o acirramento das tensões nos territórios vulneráveis com a pandemia.
 
 
A próxima aula da da IV jornada será na segunda-feira (26), e terá como tema "Conflitos socioambientais: estratégias de defesa do território e da segurança da posse".
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)