Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/04/2021

GO: Com o tema Racismo Estrutural, projeto da ESDP em parceria com o NDH promoverá capacitação dos integrantes da Defensoria Pública

Fonte: ASCOM/DPE-GO
Estado: GO
 
Buscando desenvolver atividades pedagógicas que contribuam para a formação e a capacitação de integrantes da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) no âmbito dos Direitos Humanos, a instituição, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), realizará, em cooperação com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NDH) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o projeto de extensão DH Em Pauta. Por meio de minicursos, palestras, grupos de estudos, participações em eventos acadêmicos, dentre outras atividades, a iniciativa abordará, durante o ano de 2021, o tema Racismo Estrutural.
 
A expectativa é de que cerca de 200 pessoas sejam alcançadas entre os meses de abril e novembro, durante os quais serão desenvolvidas as ações. O público-chave é formado por defensoras e defensores públicos de Goiás, servidoras, servidores, estagiárias e estagiários da DPE-GO, além de estudantes e ex-estudantes do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH) da UFG.
 
A programação será iniciada em 13 de abril, com a realização da primeira atividade prevista para o projeto. Na ocasião, será ministrado o minicurso O Direito à Cidade, que dá enfoque à população em situação de rua e será conduzido pela professora Maria Ester de Souza. A atividade ocorrerá de forma online, na modalidade ensino à distância. Outros três minicursos estão previstos para os meses seguintes e abordarão os temas A Proteção Legal aos Direitos Humanos; Direitos e Aspirações das Mulheres; e Segurança Pública, Justiça Criminal e Direitos Humanos.
 
Além de minicursos, também estão previstas, para 2021, palestras sobre o racismo estrutural e sobre pautas oriundas do tema central, como ações afirmativas, educação para Direitos Humanos, gênero e sexualidade e Direitos Humanos e meio ambiente. O projeto também prevê a oferta de participação em grupos de estudo existentes no âmbito do PPGIDH, mediante a disponibilização de vagas via edital. A previsão é de que as atividades ocorram de forma online, na modalidade ensino à distância (EaD).
 
O cronograma de eventos, as datas de inscrição e os palestrantes e/ou professores responsáveis por cada atividade serão divulgados pela Escola Superior da Defensoria Pública no decorrer do ano.   
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)