Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/03/2021

V JORNADA: terceira aula aborda os desafios da autodeterminação dos povos indígenas

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Foi promovida, nesta segunda-feira (15/3), a terceira aula da V Jornada "Questões étnico-raciais: construindo uma Defensoria Pública Antirracista". A iniciativa visa ampliar o debate acerca das questões de raça no âmbito da Defensoria Pública. 
 
 
Desta vez, a atividade teve como tema "Desconstruindo estereótipos: os desafios da autodeterminação dos povos indígenas". O facilitador foi o doutor em antropologia e professor no Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, Gersem Baniwa. A mediação ficou com a defensora pública do Acre e membra da Comissão Temática da Igualdade Étnico-Racial da ANADEP, Cláudia Aguirre. 
 
 
Durante a exposição, o antropólogo ressaltou a Convenção 169 da OIT — instrumento internacional mais atualizado e abrangente em respeito às condições de vida e trabalho dos povos indígenas, bem como a relação da normativa com a Constituição Federal de 1988. O especialista destacou a importância da autonomia dos povos indígenas para a resolução de seus conflitos e organização de modo de vida.
 
Entrando no campo do racismo estrutural, Gersem Baniwa explica qual a principal dificuldade de se superar o racismo contra os povos indígenas. Ele justifica a colonização europeia como um dos fatores para o preconceito. "Não existe preconceito e racismo tão explícito como o racismo contra os povos indígenas. Há aquele imaginário de que o indígena é do mato, sem cultura e sem classe. As cosmologias europeias, que não deixam superar esses estereótipos com os povos indígenas, reforçam esse preconceito. E a base do racismo contra os povos indígenas é a dúvida e a negação de sua humanidade", explica.
 
Para ele, o caminho para o enfrentamento ao racismo contra os povos indígenas é conhecer, reconhecer, respeitar e disseminar a diversidade desses povos. 
 
A V jornada é uma iniciativa da ANADEP, Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP) e a Comissão da Igualdade Étnico-Racial. Todas as aulas são no aplicativo Zoom. A programação conta com referências bibliográficas que são analisadas ao longo da capacitação.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)