Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/03/2021

Primeira jornada da ENADEP em 2021 debate a Defensoria Pública Antirracista

Fonte: ANADEP
Estado: DF
 
Teve início, nesta segunda-feira (1º/3), a V Jornada "Questões étnico-raciais: construindo uma Defensoria Pública Antirracista". A iniciativa visa ampliar o debate acerca das questões de raça no âmbito da Defensoria Pública. 
 
A primeira aula abordou o tema "Aspectos introdutórios ao estudo da temática étnico-racial" que contou com a participação da facilitadora Sirleide de Assis, Ouvidora-Geral da Defensoria Pública da Bahia. Já a mediação foi com a defensora pública da Bahia, Clarissa Verena. 
 
 
Abrindo os trabalhos, a diretora da ENADEP, Ludmilla Paes Landim, explicou que as jornadas têm por objetivo aperfeiçoar e qualificar a atividade da categoria. Segundo ela, a V jornada será "um instrumento para ampliar o debate acerca das questões de raça no âmbito da Defensoria Pública e discutir práticas antirracistas no âmbito defensorial". 
 
 
Durante sua exposição, a ouvidora trouxe exemplos de racismo estrutural e institucional.
 
A V jornada é uma iniciativa da ANADEP, Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP) e a Comissão da Igualdade Étnico-Racial. Ao todo serão quatro aulas que terão início no dia 1º de março e término no dia 22/3. Todas as aulas são no aplicativo Zoom. A programação conta com referências bibliográficas que são analisadas ao longo da capacitação.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)