Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
24/02/2021

PB: DPE e Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária inspecionam presídios

Fonte: ASCOM/DPE-PB
Estado: PB
A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) e o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), subordinado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, visitaram durante uma semana cinco unidades prisionais do estado para averiguar as condições das instalações. A inspeção foi realizada de 8 a 12 de fevereiro, em penitenciárias de João Pessoa e Campina Grande.
 
A comitiva liderada pela conselheira do CNPCP, Juliana Zappalá, contou com a participação das defensoras públicas Waldelita Cunha, titular da Gerência Executiva de Execução Penal e Acompanhamento de Penas Alternativas (Geepapa), e Iara Bonazzoli.  Foram inspecionadas as penitenciárias de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão; de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1 e PB2); Desembargador Flósculo da Nóbrega (Róger); Padrão de Campina Grande; e a Penitenciária Desembargador Sílvio Porto.
 
A gerente da Geepapa explica que as visitas ocorreram sem anúncio prévio, com o objetivo de averiguar a real situação das penitenciárias, e que as informações coletadas durante as visitas vão subsidiar relatórios que servirão de base para recomendações dirigidas à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
 
“Tivemos a oportunidade de inspecionar celas, cozinhas, lugar de armazenamento dos alimentos, enfermarias, entre outros espaços, além de ouvir alguns presos", disse a defensora pública Iara Bonazzoli. Durante as visitas, acrescentou a defensora, a comitiva teve a oportunidade de constatar que os presos não deixaram de receber atendimento da Defensoria Pública durante a pandemia e que estes atendimentos continuam ocorrendo por meio de videoconferência.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)