Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
24/02/2021

PA: DPE ajuíza ação contra rede varejista e município de Belém por construção no Portal da Amazônia

Fonte: ASCOM/DPE-PA
Estado: PA
Na última segunda-feira, 22 de fevereiro, a Defensoria Pública do Estado, por meio do Coordenador de Políticas Cíveis da DPE, Daniel Lobo, ajuizou uma Ação Civil Pública contra uma grande rede varejista e atacadista e contra o município de Belém por uma construção de grande porte no Portal da Amazônia que desobedece normas urbanísticas e ambientais.
 
Segundo o documento, a área é localizada no entorno do Centro Histórico de Belém que é patrimônio tombado e delimitado em virtude do seu valor arquitetônico e paisagístico. Além disso, pela localização, estaria sendo desrespeitada a altura máxima permitida, de sete metros – amparada pela Lei do Patrimônio Histórico 7.709/1994, sendo que a altura do empreendimento encontra-se em 12,55 metros.
 
Portanto, a ACP pede, de forma cautelar, que sejam embargadas provisoriamente quaisquer obras no empreendimento e que o município de Belém abstenha-se de conceder licença de operação para a construção. No mérito, a Ação pede também danos morais coletivos no valor de 5 milhões de reais  e  que o grupo econômico adeque o empreendimento às normas do Município de Belém, além de que seja  promovida uma audiência pública com a sociedade civil.
 
O documento pede ainda o encaminhamento de todo o pedido de licenciamento para o Conselho Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural e Conselho de Desenvolvimento Urbano para a manifestação dos mesmos. Caso a sentença seja procedente, que  encaminhe os autos à delegacia de Meio Ambiente para apuração de eventual responsabilidade penal dos envolvidos.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)