Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
08/12/2020

ANADEP participa da Semana de Direitos Humanos

A vice-presidente institucional da ANADEP, Rivana Ricarte, participou do primeiro dia da Semana de Direitos Humanos: ciclo de debates em homenagem a Sérgio Parigot de Souza. O encontrou começou nesta segunda-feira (7) e vai até o dia 10 de dezembro, das 16h às 18h, com transmissão ao vivo no canal da EDEPAR no Youtube.
 
A defensora pública participou do painel “Litigância Estratégia e Direitos Humanos”. A defensora abordou o que é litigância estratégica, como fazer e qual a importância do associativismo para a litigância estratégica em âmbito nacional e internacional. “É muito importante pensarmos em direitos humanos neste momento, principalmente quando olhamos para a área da saúde, que é quando atacam o nosso direito maior, o direito à vida. Vale lembrar que nenhum direito é consquistado sem mobilização e atuação estratégica. A atuação estratégica  é essencial para a sobrevivência da Defensoria Pública”, disse. A defensora também falou da importância do associatismo para a litigância estratégica. “Quando atuamos no Congresso Nacional, emitindo notas, participamos de audiências públicas, isso impacta na nossa atuação fim. A nossa articulação nas cortes superiores também é fundamental. Nós temos e precisamos atuar enquanto Defensoria em todos os âmbitos e cada vez mais a atuação estratégica da associação se mostra necessária”, disse. 
 
A presidenta da Associação das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Estado do Paraná (ADEPAR), Ana Carolina Teixeira e o vice-presidente, Dezidério Lima, também participaram dos debates do dia. Dezidério relatou um caso prático de atuação de litigância em direitos humanos, refletindo sobre os acertos e erros. Ana Carolina abordou o trabalho estratégico que a ADEPAR tem feito durante a pandemia para contactar com parlamentares do estado. 
 
A abertura do evento ainda contou com uma fala da defensora pública  Josiane Fruet Bettini Lupion que fez um resgate histórico em homenagem ao defensor público do Paraná, Sérgio Parigot de Souza, que faleceu no último dia 21/11. 
 
Nesta terça-feira (8) será o painel  “Regras de Mandela” (dia 08), “Litigância Coletiva e Direitos Humanos” (dia 09) e, finalmente, “Povos Tradicionais” (dia 10). 
 
O evento será online e gratuito, aberto para membros, servidores (as), estagiários(as)e público externo que receberão certificado de participação. Será conferida certificação de 8 horas de atividades complementares.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)