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25/11/2020

PI: Defensoria destaca 10 dicas que podem ajudar consumidores na Black Friday

Fonte: ASCOM/DPE-PI
Estado: PI
Com a proximidade de um dos eventos mais aguardados pelos consumidores, a  Black Friday, na próxima sexta-feira (27), a Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do Núcleo  de Defesa do Consumidor (Nudecon), alerta aos consumidores sobre a importância de estarem atentos para que não sofram nenhum tipo de dano.
 
Buscando colaborar para que as relações de consumo aconteçam sem transtornos nessa Black Friday, o Nudecon destaca 10 dicas que podem ajudar aos consumidores,  notadamente aqueles que farão compras pela internet. As orientações foram elaboradas pelo Defensor Público Alessandro Andrade Spíndola, titular da 1ª Defensoria Pública do Consumidor.
 
“Nessa época do ano, as empresas investem bastante em publicidade para atrair clientes, com a oferta de promoções tentadoras. No entanto, o consumidor deve ficar atento para evitar surpresas desagradáveis ou desrespeito aos seus direitos. O ideal é que ele faça uma pesquisa de preços do produto que deseja, antes do dia da Black Friday, para ter certeza se o valor cobrado está mesmo com desconto. Além disso, deve evitar compras por impulso, que levam ao superendividamento e somente comprar o que realmente esteja precisando e que esteja dentro de suas condições financeiras. Por fim, deve adotar todas as medidas de segurança para compras na internet e guardar todos os comprovantes relacionados à compra, que facilitarão a resolução de algum problema que venha a surgir posteriormente”, enfatiza a Coordenadora do Nudecon, Defensora Pública Ângela Martins Soares Barros, titular da 3ª Defensoria Pública do Consumidor.
 
Para a Defensora Pública Luciana Moreira Ramos Araújo, titular da 2ª Defensoria Pública do Consumidor, alerta também para possíveis fraudes. “Durante a chamada Black Friday, as compras costumam aumentar bastante e as fraudes também, especialmente em  compras pela internet, o chamado e-commerce. O comércio eletrônico vem se destacando ainda mais nesses tempos de pandemia. Assim, o consumidor deve desconfiar de e-mails recebidos com “promoções imperdíveis” e preços muito abaixo do mercado, pois costuma ser um indicativo de fraude. O consumidor cuidadoso e bem informado poderá fazer boas compras nesse período e evitar prejuízos e transtornos. No entanto, caso a pessoa tenha seus direitos desrespeitados, deve buscar os órgãos de proteção aos consumidores”, orienta.
 
Confira as dicas da Defensoria para a Black Friday:
 
1) Não compre por impulso! Adquira apenas o que realmente precisa;
 
2) Confira atentamente os preços das ofertas e os prazos de entrega;
 
 3) Compre em sites seguros e confiáveis, de preferência que tenham cadeado no endereço eletrônico da loja;
 
4) Confira se o site é verdadeiro: Um ponto simples, mas muito importante, é verificar se no endereço da loja, antes do “www” tem o protocolo “https”. Esse “s” significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia;
 
5) Cadastre-se no site que deseja fazer a compra dias antes da Black Friday, para comparar a possível variação de preços ou faça uma busca em sites que comparam preços e mostram a variação do produto desejado nos últimos meses;
 
6) De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno;
 
7) Cuidado com e-mails e mensagens de texto falsas: não abra links desconhecidos e sempre confira a promoção no site oficial;
 
8) Verifique o valor do frete;
 
9) Em compras feitas pela internet ou telefone, o consumidor tem direito a 07 dias para desistir e requerer a devolução do seu dinheiro;
 
10) Guarde todos os registros de sua compra, como nota fiscal, e-mails de confirmação,  de localização e de realização da compra.
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