Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/11/2020

BA: Catadores e catadoras de recicláveis recebem equipamentos de proteção individual da Defensoria baiana

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
Catadores e catadoras de materiais recicláveis de Alagoinhas, município situado no Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, receberam kits de Equipamentos de Proteção Individual do Núcleo de Gestão Ambiental da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. Realizada nos dias 23 e 24 de novembro, a ação marcou o início das atividades do Programa Mãos que Reciclam na 13ª Regional.
 
Para realizar a iniciativa, os protocolos de segurança indicados pelas autoridades de saúde e vigilância sanitária foram respeitados a fim de proteger os participantes contra a Covid-19. A entrega foi dividida em dois dias, em ambos os turnos, para evitar aglomeração na unidade, bem como possibilitar o distanciamento adequado, de modo a reduzir o risco de contaminação.
 
A entrega foi liderada pela coordenadora da 13ª Regional da Defensoria, Camile Morais, que destacou a importância de iniciar as atividades em um período como o atual.
 
“Ficamos realmente muito sensibilizados com a situação de abandono desses profissionais em Alagoinhas, os quais estão absolutamente invisibilizados frente ao município. Independentemente das limitações impostas pela pandemia, foi possível beneficiar os trabalhadores e, graças ao programa Mãos que Reciclam, nós vamos mudar essa realidade. Em breve levaremos dignidade, saúde e concretização de direitos a essa categoria tão essencial para todos”, afirmou a defensora pública.
 
A ação beneficiou cerca de 34 catadores e catadoras de materiais recicláveis do município, situado a cerca de 100km da  capital baiana. Além da coordenadora Camile Morais, atuaram na organização do evento e na distribuição dos materiais a analista Emília Mendonça e o assistente social Antonio Dantas.
 
“Nós optamos por dividi-los em quatro turmas para respeitar todo o protocolo de segurança da saúde. Inclusive porque não queríamos apenas entregar os EPIs, mas, sobretudo, acolher os catadores, conhecê-los individualmente, ouvir as suas principais necessidades e informá-los acerca dos seus direitos”, explicou Camile Morais.
 
Para identificar os catadores de recicláveis, o Núcleo de Assistência Psicossocial da 13ª Regional realizou a busca ativa em Alagoinhas. Após esta etapa, os trabalhadores foram cadastrados no programa Mãos que Reciclam da Defensoria para que pudessem receber os equipamentos de proteção.
 
Em cada kit havia um par de luvas e um par botas, todas separadas de acordo com a numeração de cada catador e catadora. Também continha uma cartilha da Defensoria Pública do Estado da Bahia, como forma de iniciá-los no reconhecimento da Instituição, ainda desconhecida por muitos dos trabalhadores.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)