Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
29/10/2020

AM: Em ação educativa, defensora ressalta acesso à informação na garantia de direitos das mulheres

Fonte: ASCOM/DPE-AM
Estado: AM
A coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), defensora Pollyana Vieira, reafirmou nesta terça-feira (27), o papel fundamental do acesso à informação na garantia dos direitos das mulheres. 
 
Durante a manhã, a defensora participou da blitz educativa “Mulher no Volante, Segurança Constante”, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar (PM), na Rua Ramos Ferreira, Centro de Manaus. Foi realizada a abordagem de motoristas e distribuição de material informativo sobre serviços de saúde, de segurança no trânsito e de atendimento especializado da DPE-AM. 
 
“A importância de ações como essa é de divulgação, tanto dos serviços da Polícia, quanto dos serviços da Defensoria Pública, porque muitas mulheres ainda não se reconhecem na situação de vítimas nem sabem da existência de um núcleo especializado de atendimento a essas mulheres dentro da Defensoria Pública”, afirmou a defensora Pollyana Vieira. 
 
Para a coordenadora do Nudem, com esse tipo de ação, é possível alcançar as mulheres que são paradas na blitz educativa e ficam sabendo da existência do núcleo especializado da Defensoria e estas se tornam também replicadoras das informações para outras que, eventualmente, possam estar passando por algum tipo de situação de violência. 
 
A ação “Mulher no Volante, Segurança Constante” é promovida pelo Núcleo Especializado em Capacitação, Educação e Conscientização para o Trânsito (Necect), do Batalhão de Policiamento de Trânsito da PM. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre os cuidados com a saúde, a segurança e os direitos das mulheres. 
 
“Além das informações sobre os cuidados que devem ter ao conduzir um veículo, também damos algumas dicas de segurança. Em atenção ao Outubro Rosa, também desenvolvemos algumas ações relacionadas à saúde da mulher”, afirmou o coordenador do Necect, capitão Eduardo Oliveira Frota Carneiro, referindo-se também à campanha nacional de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. 
 
A aposentada Maria das Graças, 71, foi uma das motoristas abordadas na blitz educativa e elogiou a iniciativa. “Esse projeto é muito bom, esclarecedor para muitas pessoas que, as vezes, não têm oportunidade de ter acesso a esse tipo de serviço e esse tipo de informação. Às vezes, um panfletinho como esse, com informações, dá uma luz para quem precisa”, afirmou. 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)