Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/10/2020

SC: Defensoria Pública encaminha recomendação à secretaria estadual de saúde e hospital para que respeitem o direito de parturientes ao acompanhante

Fonte: ASCOM/DPE-SC
Estado: SC
A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, por meio do Grupo de Apoio às Pessoas em Vulnerabilidade (GAPV), encaminhou na terça-feira (20) uma recomendação à Secretaria Estadual de Saúde e à direção do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes para que as gestantes tenham respeitado o direito ao acompanhante durante o parto na unidade hospitalar.
 
Após receber algumas denúncias de que o Hospital Regional de São José não estaria cumprindo integralmente as normas legais que estabelecem o direito de acompanhante às gestantes, a Defensoria Pública expediu a Recomendação, que, caso seja descumprida, poderá ensejar a adoção das medidas judiciais cabíveis.
 
O defensor público e subcoordenador do GAPV, Fernando André Pinto de Oliveira Filho, ressaltou que mesmo em tempos de pandemia, não é admissível que a gestante tenha suprimido o seu direito ao acompanhante durante o parto. “O ato de proibir a entrada do acompanhante é tão grave e inaceitável que há uma lei estadual que determina que tal conduta caracteriza violência obstétrica”, destaca.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)