Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
15/10/2020

ADPEP apoia roda de conversa ‘Você Sabe o que é Racismo Estrutural?’, que acontece nesta quinta-feira (15)

Fonte: ASCOM/ADPEP-PA
Estado: PA
 
Nesta quinta-feira (15) a Defensoria Pública do Pará e a Escola Superior da Defensoria Pública do PA promovem, com o apoio da ADPEP, a roda de conversa ‘Você Sabe o que é Racismo Estrutural?’. O evento se inicia às 14h30 no auditório do prédio sede da a DPE, localizado na Rua Padre Prudêncio, 154, 4º andar, e será transmitido via Youtube.
 
O evento será com a professora Dra emérita da UFPA Zélia Amador de Deus, a advogada e influencer Darlah Farias, e contará ainda com a mediação da Defensora Pública Rosemary Reis, associada da ADPEP que integra a Comissão da Igualdade Étnico-Racial da ANADEP e o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Defesa das Garantias dos Povos Quilombolas e Combate do Racismo no Estado do Pará. Nesses dois espaços ela trabalha a questão da igualdade racial sob a perspectiva de que é necessário o debate e a ação em todos os níveis.
 
Segundo Dra Rosemary, debater o racismo estrutural é muito importante, visto que ele está intrinsicamente ligado ao racismo institucional, que determina suas regras a partir de uma ordem social estabelecida. “Silvio Luiz de Almeida, em seu livro racismo estrutural, enfatiza que o racismo é parte de um processo social. histórico e político que elabora mecanismos para que pessoas ou grupos sejam discriminados de maneira sistemática”, explica a Defensora.
 
Ainda segundo Dra Rosemary, as instituições devem se preocupar com a questão racial e investir em políticas de ação afirmativa para que haja diversidade em seus quadros, por exemplo. “As instituições devem adotar práticas antirracistas, pois o silêncio e a inércia também são formas de manutenção do racismo”, avalia.
 
“É importante as pessoas participarem de uma roda de conversa como esta, porque podemos discutir sobre esse importante tema e perceber que não basta não ser racista. É preciso ter práticas antirracistas!”, destaca.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)