Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/09/2020

Diretoria da ANADEP prestigia solenidade dos 40 anos de fundação da ADEP-MG

Fonte: ADEP-MG
Estado: MG
 
Quatro décadas separam 1980 de 2020. Nesses 40 anos, surgiu e consolidou-se a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEPMG). Foram anos de muito trabalho, desafios e conquistas. Para celebrar, foi realizada nesta quarta-feira, 16 de setembro, data da fundação da Associação, a solenidade de comemoração dos 40 anos da ADEPMG. A celebração fez parte da Assembleia Geral Extraordinária (AGE).
 
Realizada de forma mista, sendo transmitida virtualmente e com a presença de poucas pessoas na sede da ADEPMG, atendendo as recomendações de distanciamento social devido a atual situação de pandemia, a reunião resgatou a história da entidade de classe e trouxe uma mensagem de união e fortalecimento para o futuro.
 
 
Abrindo a solenidade, o presidente Fernando Campelo Martelleto agradeceu aos associados e associadas, colaboradores, a atual diretoria e diretorias que já passaram pela entidade pela contribuição para o crescimento da entidade e da carreira das defensoras e dos defensores públicos. “Nós temos uma missão muito nobre, rica e que para nós é motivo de orgulho chegar aos 40 anos de história, de luta e conquista. É um tempo de aperfeiçoamento, amadurecimento”. Sobre o futuro, Martelleto lembrou que os anos vividos pela ADEPMG prepararam a entidade para cada vez mais buscar um melhor patamar para defensoras e defensores públicos, bem como para a própria Defensoria Pública. “Que a nossa carreira seja ainda mais reconhecida e que todos nós possamos ter essa satisfação de carregar o símbolo da Defensoria Pública no peito e ter a casa do associado para frequentar com muito orgulho e muita alegria”, desejou o presidente da ADEPMG.
 
 
Relembrando a atual situação de pandemia que o Brasil tem vivido, Martelleto falou sobre os planos adiados de uma grande comemoração pelos 40 anos da ADEPMG. Porém, o diretor apresentou o Kit 40 anos, criado para marcar a data, que está sendo entregue para associadas e associados, contendo café gourmet do cerrado mineiro, coador de mesa e caneca personalizada. “O Kit 40 anos é para que, cada um de vocês se sintam abraçados, homenageados, e próximos de nós, como se estivéssemos tomando um café juntos”, disse o Martelleto.
 
Prestigiando o evento, o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, relatou diversas atividades legislativas para o fortalecimento da Defensoria Pública que tiveram a importante atuação de associações como a ADEPMG. Citando os anos de trabalho da associação mineira, o presidente da entidade nacional destacou a influência que a entidade estadual produziu em todo Brasil. “Eu me considero um filho da ADEPMG porque se hoje a Defensoria Pública tem um patamar constitucional tão fortalecido e consolidado, significa que esses 40 anos de história da ADEPMG não foram em vão”, relatou Pedro Paulo Coelho.
 
 
A diretora vice-presidente institucional, Rivana Barreto Ricarte, também presente na solenidade, parabenizou a ADEPMG pelos 40 anos que, segundo ela, se tornou um exemplo de atuação de trabalho associativo. Rivana Ricarte também falou sobre o resgate histórico da entidade mineira e as atividades que buscam construir um futuro melhor. “A ADEPMG é uma associação que resgata o passado, mas também está com o olhar para o futuro. É muito bom saber que a diretoria da ADEPMG está com o olhar para a associada e para o associado, tanto do ponto de vista das conquistas de prerrogativas e de direitos, quanto do lado humanístico, do cuidado e do afago”, disse a diretora referindo-se ao Kit 40 anos.
 
O defensor público-geral da Defensoria Pública de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, esteve presente no evento de 40 anos da ADEMG, porém precisou se ausentar para tratar de assuntos da Instituição. Antes, porém, o defensor público-geral deixou uma mensagem gravada parabenizando a entidade de classe e que foi veiculada nas redes sociais da ADEPMG.
 
Representando a Defensoria Pública de Minas Gerais no momento de fala, o corregedor-geral Galeno Gomes, parabenizou a ADEPMG pelos 40 anos e lembrou da importância da união para superar momentos difíceis. “Somente conseguiremos êxito através da união, do trabalho conjunto da Associação, dos órgãos da administração superior da Defensoria Pública, e dos defensores públicos em atividade e aposentados. Tenho a crença que juntos estaremos mais fortalecidos e com certeza iremos passar por este momento difícil”, avaliou o corregedor-geral da DPMG referindo-se aos ataques constantes contra a classe dos servidores públicos.
 
Ex-Presidentes
 
A AGE realizada pela ADEPMG contou ainda com a presença de ex-presidentes que estiveram à frente da entidade após a sua reorganização no ano de 1998. A solenidade recebeu, e concedeu voz para relembrar suas histórias, os ex-presidentes Leopoldo Portela Junior, Glauco David de Oliveira Souza, Felipe Soledade e Eduardo Generoso. Impossibilitado de estar presente, o ex-presidente Eduardo Cavalieri, enviou mensagem parabenizando a entidade.
 
 
A presidente do Conselho Consultivo da ADEPMG, Marolinta Dutra, também foi convidada relatar sua participação marcante e ativa nas atividades da Associação.
 
Os depoimentos dos ex-presidentes serão tema de matéria especial que será publicada posteriormente no site da ADEPMG.
 
 
Vídeo institucional
 
Durante a solenidade foi apresentado o vídeo institucional de 40 anos da ADEPMG. A produção traz um resumo da narrativa das quatro décadas da entidade de classe, apresentando a missão da associação e deixando uma mensagem positiva sobre o futuro.
 
 
 
 
 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)