Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/08/2020

ANADEP participa do encontro "Reflexões sobre o Brasil em tempos de pandemia"

Fonte: ANADEP
Estado: DF
O presidente da ANADEP, Pedro Coelho, participou na sexta-feira (14) do encontro do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).  A reunião teve como tema “Reflexões sobre o Brasil em tempos de pandemia”. O principal convidado foi o ministro do Supremo Tribunal Federal,  Gilmar Mendes.
 
A presença de Mendes foi saudada pelo jurista Celso Antônio Bandeira de Mello. "É a primeira vez que um ministro do Supremo comparece a uma reunião do MST, o que revela uma aproximação importantíssima", afirmou.
 
O ministro Gilmar Mendes defendeu a atuação do STF durante a pandemia de covid-19. De acordo com o ministro, não fosse a atuação do tribunal, muito provavelmente o país estaria enfrentando um quadro de gravidade ainda maior que o atual. Gilmar Mendes listou ações em que a corte se manifestou sobre o tema, entre elas o entendimento de que o pagamento do auxílio emergencial não feriria a Lei de Responsabilidade Fiscal e que as medidas provisórias propostas pelo governo durante a crise fossem analisadas pelo Congresso.
 
Ainda segundo o  ministro, o tribunal não faltou ao Brasil e desde o começo da pandemia tem agido a partir da premissa de que a doença deve ser levada a sério. O ministro disse repudiar a tentativa de tratar a pandemia de maneira atenuada e enalteceu a medicina pautada em evidência, o fortalecimento da ação de prefeitos e governadores e a defesa das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Além de defensoras e defensores públicos, juristas, magistrados e representantes da sociedade civil, também estavam presentes o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e os presidente do PT, Gleisi Hoffmann, Carlos Lupi (PDT), Carlos Siqueira (PSB), Luciana Santos (PCdoB) e Juliano Medeiros (PSOL), parlamentares dos partidos, os ex-ministros da Justiça Tarso Genro e José Eduardo Cardozo, e presidentes de centrais sindicais e apoiadores, como o cantor Chico Buarque.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)