Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/08/2020

AM: Defensoria entrega kits de higiene e roupas para pessoas em situação de rua

Fonte: ASCOM/DPE-AM
Estado: AM
A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) realizou na manhã desta terça-feira, 11, a entrega de kits de higiene pessoal e roupas para pessoas em situação de rua, abrigadas desde março deste ano na Arena Amadeu Teixeira, na Zona Centro-Sul. Os produtos foram arrecadados pela Defensoria em uma campanha interna com defensoras, defensores, servidoras e servidores para que as pessoas abrigadas possam manter a higiene pessoal e se prevenir contra à Covid-19. 
 
Os kits contam com sabonete, shampoo, escova e creme dental, barbeador e desodorante, além de absorventes íntimos, no caso das mulheres. Ao todo, 58 pessoas receberam os kits entregues pelo defensor público geral do Estado, Ricardo Paiva, e pelo defensor público Roger Moreira, titular da Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, que idealizou a campanha. O restante dos produtos será encaminhando ao Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) Ismael Abdel Aziz, localizado no km 53 da rodovia AM-010. 
 
“A entrega desses produtos é resultado de uma campanha interna, feita por membros e servidores, que é, sobretudo, uma ação de cidadania e de ajuda ao próximo. Essa iniciativa vai contribuir para que as pessoas abrigadas possam manter a higienização, pois nesse cenário de pandemia a higienização requer atenção e contribuir para que as pessoas possam fazer isso de forma adequada é gratificante”, disse o defensor público geral Ricardo Paiva. 
 
De acordo com o defensor Roger Moreira, a campanha foi possível a partir da participação e contribuição dos membros e servidores da DPE-AM. “Fico muito feliz que a Defensoria abraçou a campanha com grande espírito de solidariedade que devemos ter. Na nossa missão enquanto defensores públicos não basta atuar só quando somos provocados. Precisamos ir atrás das vulnerabilidades. Verificamos a necessidade de ajudar as pessoas abrigadas na Arena Amadeu Teixeira e assim o fizemos”, ressaltou. 
 
Para a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Andrea Cidade, a iniciativa da Defensoria fortalece o trabalho realizado no abrigo. “Recebemos um gesto maravilhoso da Defensoria que é de grande importância para ajudar no trabalho de apoio às pessoas que estão no Abrigo Emergencial. A Defensoria sempre esteve conosco e sempre se demostrou muito preocupada com a situação das pessoas em situação de vulnerabilidade. A Seas sabe que pode contar com a Defensoria. Se todos nos unirmos poderemos superar essa pandemia e ajudar os mais necessitados”, destacou. 
 
Sobre o abrigo
 
O Abrigo Emergencial, montado na Arena Amadeu Teixeira, passou a abrigar pessoas em situação de rua a partir do dia 30 de março. Contudo, desde o dia 26 do mesmo mês começou a ser feito atendimento inicial com a realização de triagem, oferta de banho e refeições. O trabalho no abrigo é feito pelas secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). 
 
O foco é dar assistência à população de rua que integra o grupo de risco para o coronavírus, que incluiu idosos, gestantes, pessoas com doenças respiratórias e cardíacas. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)