Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
30/07/2020

MS: Evento virtual da ESDP debate os direitos da amamentação e a importância da rede de apoio à mulher

Fonte: ASCOM/DPE-MS
Estado: MS
Live realizada pela Escola Superior da Defensoria Pública de MS (ESDP), nesta segunda-feira (28), discutiu “Amamentação: um direito humano”.
 
O evento teve a coordenação pedagógica do diretor da ESDP, defensor público, Igor César de Manzano Linjardi, que na abertura do debate levantou a questão da suspensão do direito a acompanhante no momento do parto devido a pandemia.
 
“A Defensoria Pública de MS, por meio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) resolveu a questão administrativamente com maternidade da Capital”, lembrou o diretor.
 
Na sequência, o encontro online teve como convidada, a jornalista Giovanna Balogh, autora do livro “O mama é da mamãe” e do site “Mães de Peito”, que trata sobre parto, aleitamento materno, e direitos as mulheres após a maternidade.
 
Em sua fala, a jornalista pontuou a existência dos recortes sociais, raciais e os privilégios de mulheres que recebem o apoio familiar.
 
Amamentação ESDP
 
“A amamentação é um tema que deveria ser visto como um caso de saúde pública. É importante sabermos que, qualquer gota de leite materno importa. Porém, para isso os desafios que, surgem facilmente, durante o período precisam ser discutidos”, pontuou a autora.
 
Por fim, a mediadora do debate, a defensora pública, Thaís Roque Sagin Lazaroto, titular da 2ª DPE/MS de Bonito, compartilhou sobre pratica exitosa referente a temática no município que atua.
 
“Recentemente o projeto ‘Mães de Bonito’ recebeu pedido de ajuda de uma jovem mãe que não estava conseguindo amamentar. Além de receber a ajuda necessária de uma das parceiras do projeto, a assistida ainda recebeu toda a orientação necessária. A reflexão diante de casos como este é a carência de uma assistência especializada e também atualizada pensando nos recortes das diferentes classes sociais”, afirma.
 

Assista o evento online na íntegra aqui.

 

 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)