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26/06/2020

RJ: Plantão noturno registra mais de oito mil atendimentos em três meses

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
O plantão noturno da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) registrou, até a última terça feira (23), 8.353 atendimentos. Os dados correspondem aos três últimos meses – entre os dias 23 de março e 23 de junho, mesmo período do início do atendimento remoto pela instituição. A média é de 97 atendimentos por dia durante a quarentena imposta pela Covid-19. 
 
Do início do mês até a última terça feira (23), foram registrados 3.014 atendimentos, o que corresponde a 36% dos casos atendidos no período. Destes (atendimentos), resultaram 191 medidas judiciais movidas para garantir a internação de pacientes com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, sendo 102 delas somente no mês de maio.
 
De acordo com a defensora pública Michele Leite, que coordena o plantão noturno, o aumento vertiginoso da demanda é resultado da implementação do atendimento remoto durante a pandemia. 
 
– Somente durante a pandemia, a média de atendimento quase dobrou, passando de 78 atendimentos por plantão em abril para 131 atendimentos por plantão no mês de junho. Isso demonstra que os canais de atendimento remoto ampliaram de forma significativa o acesso dos usuários ao serviço, essencial para concretização da nossa missão institucional – afirmou. 
 
Dentre os meses analisados, apenas os dias 24, 25, 28, 29 e 30 de março não tiveram os dados contabilizados, assim como os dias 4 e 10 de abril. 
 
Contatos dos plantões da DPRJ
 
O número para contato com o plantão judiciário noturno é (21) 99753-4066. O atendimento é feito das 18h às 11h.
 
Já os contatos dos plantões diurnos, que atendem das 11h às 18h, durante fins de semana, feriados e pontos facultativos, na capital, são:
• Aos sábados: (21) 9726-93702
• Aos domingos: (21) 9723-47126
• Feriados e pontos facultativos (21) 99944-7190
 
Além dos plantões, a DPRJ criou 110 polos remotos para atender a população em todo o estado nos dias úteis. Todos os contatos estão no site https://coronavirus.rj.def.br/. 
 
A Ouvidoria e a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da Defensoria Pública também estão funcionando de forma remota por meio do número de utilidade pública 129. A ligação é gratuita.
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