Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/04/2020

FONACATE e entidades afiliadas apresentam propostas para o enfrentamento à COVID-19

Fonte: FONACATE
Estado: DF

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e suas afiliadas divulgaram, nessa quarta-feira (1), um conjunto de propostas para o enfrentamento da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus no Brasil.

Com o mote "Em defesa da vida, da população e da economia no Brasil da pandemia", o documento inicia com uma análise sobre a gravidade e o ineditismo da crise provocada pela Covid-19, prevendo uma recessão que pode passar de 15% do PIB. Em seguida, apresenta sugestões para enfrentar os imensos desafios do momento.

Entre as medidas sugeridas pelo Fórum, estão: a suspensão das regras fiscais atuais, como a Emenda Constitucional 95, que trata do teto dos gastos públicos; a suspensão, momentânea, da Lei de Reponsabilidade Fiscal (LRF); a liberação de um orçamento ilimitado para a saúde; garantia de renda para famílias e trabalhadores mais vulneráveis; reforço do sistema de proteção social; suspensão temporária de multas, juros e outras penalidades decorrentes de pagamentos como aluguéis, escolas, planos de saúde e serviços de utilidade pública; a proteção ao emprego formal; alinhamento federativo e ampliação das condições de atuação dos estados e municípios na crise; e a criação de uma linha de empréstimos do Banco Central à empresas em dificuldades.

O Fórum defende também a regulamentação imediata do imposto sobre grandes fortunas. “Uma das principais finalidades da adoção de uma tributação sobre a riqueza é a melhoria na redistribuição da renda, evitando-se que exista alta concentração de renda em um extrato ínfimo da população”, destaca a proposta.

E, por fim, o documento enaltece a importância das carreiras de Estado nesse momento de crise.

Para o presidente do Fonacate e do Unacon Sindical, Rudinei Marques, o conjunto de propostas é uma forma de ajudar o governo a enfrentar os imensos desafios do momento, mas também um chamado à responsabilidade social e à solidariedade, valores fundamentais para o enfrentamento de quaisquer crises dessa natureza. O deputado federal professor Israel Batista (PV/DF) fez a abertura da reunião online e parabenizou o Fonacate pela inciativa.

Leia o documento na íntegra.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)