Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
25/03/2020

RJ: CORONAVÍRUS - DP registra 620 atendimentos no primeiro dia de atendimento remoto

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
Os Polos de Atendimento Remotos (PARs) criados pela Defensoria Pública do Rio de Jneiro (DPRJ) para atender os casos de urgência durante o plano de contingenciamento contra o coronavírus atenderam 620 pessoas em todo o estado nesta segunda-feira (23), primeiro dia de funcionamento. Os atendimentos levaram à propositura de 104 medidas de urgência. Dessas, 14 foram atendidas pela Justiça fluminense, que também trabalha em regime diferenciado.
 
A maioria dos atendimentos foi por meio do WhatsApp. Além do aplicativo de mensagens, os PARs também atendem por meio do celular e e-mail. A área do direito mais procurada foi a criminal, com 206 casos. Depois saúde pública, com 117 casos; família, com 86; e violência doméstica, com seis.
 
Muitos usuários também buscaram a Defensoria Pública para receber orientações para seus processos e informações sobre o retorno do atendimento normal. Um usuário precisou de ofício para obter um laudo médico para fundamentar uma ação de fornecimento de home care.
 
Ao todo, são 110 PARs divididos em 12 regiões, que abrangem todo o Estado do Rio de Janeiro. Para saber os contatos dos polos em cada comarca, acesse https://coronavirus.rj.def.br/. Lançado nesta segunda, o novo portal da DPRJ concentra as informações relativas à atuação da instituição no período do isolamento decorrente da pandemia da COVID-19.
 
Segundo o balanço do primeiro dia de funcionamento dos PARs, os núcleos especializados foram os que registraram maior procura, com 136 atendimentos. Na sequência, destaca-se a Região 12 – que abarca as comarcas de Campos de Goytacazes, Italva e Cardoso Moreira, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra –, com 91 casos recebidos. Na capital, foram 38 atendimentos.
 
A criação dos PARs integra o conjunto de medidas adotadas pela Defensoria Pública para evitar a disseminação do coronavírus em suas instalações. A instituição divulgará diariamente balanço do atendimento realizado pelos Polos Remotos.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
15 de abril de 2020
AGE
3 de junho de 2020
AGE
02 de junho de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
1 de julho de 2020
AGE
5 de agosto de 2020
AGE
2 de setembro de 2020
AGE
01 de setembro de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
7 de outubro de 2020
AGE
4 de novembro de 2020
AGE
09 de dezembro de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
 
 
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)