Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
21/02/2020

SC: Defensoria Pública obtém liminar para a devolução de bens apreendidos a estrangeiros ambulantes

Fonte: ASCOM/DPE-SC
Estado: SC
A Defensoria Pública de Santa Catarina, através da 1ª Defensoria Pública de Joinville, obteve liminar perante o Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Joinville para que o Município de Joinville devolva bens apreendidos de estrangeiros ambulantes. 
 
Para entender o caso, em novembro de 2019, fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente apreenderam bens de vários estrangeiros ambulantes que se encontravam no centro da cidade.
 
Entretanto, mesmo a lei municipal prevendo várias penalidades mais brandas antes da apreensão de bens, esta última é que foi praticada em desfavor dos ambulantes durante a operação.
 
Ademais, houve exigência de pagamento de multa para retirada dos bens, em contrariedade ao entendimento do Supremo Tribunal Federal, cuja Súmula 323 prescreve que "é inadmissível a apreensão de mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos".
 
Assim, três ambulantes procuraram a Defensoria Pública do Estado, em Joinville,  para a assistência jurídica gratuita e a instituição obteve liminar em favor de todos eles, tendo o Judiciário deferido a liminar para "determinar que o Requerido proceda, imediatamente, a liberação das mercadorias apreendidas em favor do Requerente, independentemente do recolhimento de qualquer valor".
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)