Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/02/2020

RN: Plano de saúde terá que fornecer tratamento medicamentoso para portadora de esclerose múltipla

Fonte: ASCOM/DPE-RN
Estado: RN
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN), através do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor, conquistou na justiça uma decisão em tutela de urgência que obriga um plano de saúde a fornecer medicação para paciente portadora de esclerose múltipla. Cada frasco do medicamento de uso injetável custa R$33.000,00 e o fornecimento havia sido negado administrativamente pelo plano de saúde.
 
A equipe médica que acompanha a evolução clínica da paciente prescreveu o uso do medicamento Ocrelizumabe, como forma de tentar conter os agravos da doença e por se tratar de medicamento com eficácia terapêutica comprovada no tratamento da doença. O fármaco possui registro regular na Anvisa, não existindo produto com a mesma capacidade terapêutica, sendo essencial para evitar sequelas irreversíveis.
 
O plano de saúde, no entanto, negou o fornecimento alegando o não preenchimento dos critérios presentes no Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde, cujas diretrizes são exemplificativas e não afastam a cobertura contratual para tratamento da doença, fato ressaltado na ação judicial pela 10ª Defensoria Cível de Natal, em consonância com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça.
 
Em sua decisão, o Juízo de Direito da 16ª Vara Cível de Natal ressaltou que “O contrato de assistência à saúde está submetido às normas do Código de Defesa do Consumidor, inclusive com orientação pacificada no Superior Tribunal de Justiça de que o plano de saúde pode apenas estabelecer para quais moléstias oferecerão cobertura, não lhes cabendo limitar o tipo de tratamento prescrito, incumbência essa que cabe ao profissional de saúde”, registrou o magistrado.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)