Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
15/11/2019

XIV CONADEP: Litigância estratégica em incidência política, novas tecnologias e produção de dados são destaque do painel desafios

Fonte: ASCOM-ANADEP
Estado: DF
“Os caminhos para uma nova Defensoria Pública: incidência política, novas tecnologias e produção de dados e de informação” baseou a discussão do painel desafios do XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP). A palestra teve como foco a discussão sobre as mudanças e quais os caminhos que a que a Defensoria Pública deve seguir para o modelo de acesso à Justiça. 
 
O surgimento de máquinas, a aplicação de pesquisa, a análise de dados para planejamento da atuação, o impacto do uso dos robôs, a realização de advocacy e a litigância estratégica foram alguns dos pontos ressaltados no debate. 
 
O painel contou com a participação da defensora pública e ex-vice-presidente institucional da ANADEP, Marta Zanchi; do defensor público-geral do Rio de Janeiro, Rodrigo Pacheco; e do defensor público de Rondônia, José Alberto Machado. 
 
 
Ao falar sobre "Importância da atuação legislativa para o desenvolvimento da Defensoria Pública", a ex vice-presidente institucional da ANADEP, Marta Zanchi, fez um extenso relato sobre as atividades legislativas em Brasília 
 
"É para isso que existimos: para resistir. Somos o contra-poder. E no atual momento que o nosso país passa, temos que ter em mente que é a hora da estratégia e de seguirmos em frente. Vamos atuar com a educação em direitos, a litigância estratégica, a resolução extrajudicial de conflitos", pontuou.
 
Em seguida, o defensor público-geral do Rio de Janeiro Rodrigo Pacheco trouxe a experiência fluminense sobre a produção de dados e a comunicação. Para ele, a comunicação é um poderoso instrumento para a litigância estratégica, visibilidade institucional, educação em direitos e para o fortalecimento institucional. "O trabalho estratégico de comunicação reflete na forma como a sociedade, governo, parlamento e judiciário percebem a Defensoria. Uma instituição forte requer uma imagem igualdade forte", afirmou.
 
 
Por fim, José Alberto Machado apresentou o projeto da Defensoria Pública de Rondônia Defensoria 4.0. A inicia prevê o agendamento com defensor público pelo WhatsApp. Para utilizar o serviço, é preciso possuir cadastro no sistema da Defensoria, além de assinar um termo que autoriza o contato pela ferramenta, ambos feitos pessoalmente na unidade de atendimento. "O Defensoria 4.0 mostra como é importante investir em tecnologias para a regionalização do atendimento, alcançar mais pessoas e a padronizar os processos e procedimentos", disse.
 
 
O defensor público do Mato Grosso do Sul foi o presidente de mesa e a relatoria ficou com Camila Rezende Silveira Datas.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)