Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/10/2019

Consórcio Nordeste é foco de agenda na Bahia

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Na segunda-feira (14), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) juntamente com a Associação dos Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA) e a Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (ADPEMA), iniciaram em Salvador, a proposta de acompanhamento estratégico do Consórcio Nordeste – grupo lançado, no fim de julho, que prevê a união entre os nove estados da região no desenvolvimento de diversos projetos da área econômica, política, infraestrutural e educacional. O objetivo das Associações é incluir a pauta do acesso à Justiça e o fortalecimento das Defensorias Estaduais entre os eixos de trabalho do Consórcio. 
 
Participaram das atividades, a vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte; a presidente da ADEP-BA, Elaina Rosas, a vice presidente da ADEP-BA, Mônica Soares; e Paloma Rebouças, diretora-tesoureira da ADEP-BA; e o presidente da ADPEMA, Murilo Guazelli.
 
“Os elevados índices de desigualdades socioeconômicas no Nordeste, mortes violentas, indicadores negativos sobre a implantação, expansão e garantia de direitos à carreira de defensor público estadual, de acordo com IV Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil, dentre outros fatores, nos levaram a propôr essa agenda, pois as Associações e o Consórcio têm interesses comuns, que é a melhoria desses indicadores”, destacou Elaina Rosas, presidente da ADEP-BA.
 
Conforme a vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, o trabalho estratégico perante o Consórcio é importante para assegurar a inclusão da Defensoria Pública nos pontos centrais do consórcio. “A ANADEP e as Associações Estaduais da região já trabalham para dialogar com os gestores e apresentar pautas conjuntas que podem ser absorvidas pelo programa. O objetivo é ressaltar a relevância do papel da Defensoria Pública para o acesso à Justiça às pessoas em situações de vulnerabilidades”, ressaltou. 
 
 
No final da manhã, o grupo reuniu-se com o chefe de gabinete da secretaria executiva do Consórcio, Glauber Piva. À tarde, as defensoras e os defensores públicos seguiram para a sede da ADEP-BA para traçar os próximos passos da agenda.
 
Ao todo, mais de 1726 defensoras e defensores públicos atuam na Região Nordeste. O público-alvo da Defensoria Pública nos nove estados é de pelo menos 23 milhões de pessoas.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)