Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
08/10/2019

BA: Defensoria lança iniciativa para estimular leitura no Presídio Ariston Cardoso

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
O escritor francês Henri-Marie Beyle, conhecido mundialmente como Stendhal, registrou certa vez que “não existe desgraça no mundo, por maior que seja, que um livro não ajude a suportar”. Considerando a realidade carcerária, se poderia complementar que não apenas suportar, mas enfrentar e mesmo superar.
 
Sem metáforas: a leitura como caminho para alcançar a liberdade. Este é objetivo do projeto “Livre Mentes” lançado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia em Ilhéus. 
 
Para que isto passe a acontecer, no entanto, o Presídio Regional Ariston Cardoso necessita antes de tudo do que hoje não tem: uma biblioteca. Nesse sentido, o primeiro esforço da iniciativa vem sendo a arrecadação de livros e a criação de um local para a leitura dentro do espaço prisional.
 
A coleta de livros está sendo realizada na sede da Defensoria, que fica na rua Rotary, nº 255, Edifício Office, no bairro da Cidade Nova, em Ilhéus, e no escritório da Defensoria no próprio presídio. Também serão realizadas campanhas de arrecadação com voluntários em escolas, parques e praças da cidade, explicando sobre a iniciativa e coletando livros.  
 
As obras recebidas serão catalogadas pelos próprios internos, os quais serão selecionados como monitores e receberão um curso básico de biblioteconomia. Estes serão responsáveis pelas atividades bibliotecárias e o trabalho desenvolvido pelos mesmos também será contabilizado para fins de redução de pena, conforme recomendação do Conselho Nacional de Justiça.
 
Ler transforma a vida
 
Promovendo palestras e outras atividades, o projeto pretende também estimular a reflexão entre os presos sobre como a leitura é capaz de abrir janelas e perspectivas que transformam a vida. Além de como a leitura pode contribuir com o processo de ressocialização, fortalecimento da autoestima e construção de conhecimento para e entre os presos.
 
Entre os dias 14 a 18 de outubro já está prevista uma agenda de atividades no presídio, como a reinauguração de sua biblioteca, intervenções culturais com poesia e música, oficina de cordel, oficina de contação de história infantil, palestra, entre outras atividades.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)