Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/10/2019

Práticas das Defensorias Públicas da Bahia e do Mato Grosso do Sul são finalistas na 16ª edição do Prêmio Innovare

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A Comissão Julgadora do 16º Prêmio Innovare reuniu-se, na segunda-feira (30/9), no Rio de Janeiro, para avaliar as práticas inscritas para concorrer à maior premiação jurídica do país, que identifica, premia e dissemina o que de melhor se faz para o aprimoramento da Justiça brasileira. Este ano, 617 práticas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participaram da seleção para concorrer nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. A Defensoria Pública inscreveu 78 trabalhos e suas finalistas foram “Capacitação e informação no combate à violência obstétrica”, da DPE-MS e “Estágio Especial”, da DPE-BA. O resultado será divulgado no dia 3 de dezembro, durante a cerimônia de premiação, em Brasília.
 
“Capacitação e informação no combate à violência obstétrica” tem como autores as defensoras públicas do Mato Grosso do Sul Thaís Dominato, Edmeiry Festi, Thaís Roque e Elaine França. A prática investe na educação dos profissionais da saúde e da rede de atendimento à mulher, promovendo o diálogo para evitar procedimentos obstétricos inadequados, obsoletos, invasivos e violentos. Ao mesmo tempo, leva informações às mulheres para que conheçam e possam buscar seus direitos. O objetivo é evitar que novos casos aconteçam. Desde 2017, 250 profissionais da rede de atendimento já foram capacitados, em uma parceria do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde.
 
Já a iniciativa da DPE-BA “Estágio Especial” é um trabalho desenvolvido pelas defensoras Firmiane Venâncio, Gisele Aguiar e Gil Braga, além do apoio da ESDEP. A prática é uma parceria firmada entre o projeto Fantástico Mundo Autista (Fama) e a Defensoria Pública da Bahia para a implementação do Projeto Estágio Especial, que prevê a contratação de jovens portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para estágio na Defensoria. O trabalho complementa o ensino e viabiliza a prática profissional ao mesmo tempo que promove a inclusão. A iniciativa também pretende motivar outras instituições públicas a abrirem espaço para replicação do modelo.
 
Ao abrir a reunião, o presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, o ministro Carlos Ayres Britto, elogiou o Innovare por se manter, há 16 anos, firme no objetivo de aprimorar a Justiça brasileira. “As instituições devem permanecer cumprindo a dignidade de suas funções nesta perspectiva de preservar a vida coletiva. Quando o país adoece, não podemos adoecer com ele, principalmente quando nos cabe ministrar o remédio. O Innovare é um bom exemplo de uma instituição que há anos exercita, com êxito, a inovação criativa. E o que se espera de todos nós nesse momento delicado da vida brasileira é que tenhamos fórmulas renovadoras”, afirmou.
 
O presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, ressalta que, em 2019, a participação da Defensoria Pública no prêmio innovare foi muito especial, com inscrições de muitos trabalhos. Segundo ele, o Innovare é uma forma de apresentar a Instituição. “Este é mais que um prêmio, mas um meio para mostrarmos o trabalho diferenciado da Defensoria Pública. É também uma forma de ajudar o crescimento defensorial”, pontuou. 
 
Para conhecer os demais finalistas, acesse: https://www.premioinnovare.com.br
 
ANADEP INOVA
 
 A iniciativa visa a reconhecer e disseminar práticas exitosas da categoria para todas as Defensorias Públicas Estaduais do país. As práticas que foram inscritas no Prêmio Innovare terão premiação paralela durante as edições do XIV CONADEP.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)