Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
27/09/2019

Defesa da liberdade sindical é foco de audiência na Câmara dos Deputados

Fonte: ANADEP
Estado: DF
O direito à organização sindical no setor público foi a temática da audiência realizada, nessa quinta-feira (26), pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados. A deputada Erika Kokay (PT-DF), que presidiu a mesa de debates, afirmou que a Comissão debaterá pautas de defesa do funcionalismo. Segundo ela, o setor tem sofrido diversos ataques dos últimos governos, dentre eles, tentativas de acabar com a estabilidade e com a organização sindical da categoria.
 
Durante o encontro, o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, ratificou a importância dos sindicatos e associações no processo democrático em defesa dos direitos e garantias dos servidores. "Temos que nos perguntar todos os dias a quem interessa enfraquecer o serviço público no Brasil? Um país tão desigual e com tantas desigualdades sociais, que precisa de um serviço público forte para que essas desigualdades sociais sejam reduzidas. Eu falo em nome de 6 mil defensoras e defensores públicos do Brasil que atuam na tentativa de proteção dos direitos das pessoas em situações de vulnerabilidades. O enfraquecimento das instituições aumenta ainda mais a desigualdade no Brasil. Lutamos por um serviço público digno; um seviço público que garanta as prerrogativas das servidoras e servidores; um serviço público que garanta estrutura e para que se humanize esse atendimento", explicou o presidente da ANADEP. 
 
Já o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, destacou a importância das entidades de classe no processo civilizatório. “Somos nós que lutamos pela implementação plena dos direitos trabalhistas e sociais previstos na Constituição Federal. Quero deixar aqui a crítica aos parlamentares que têm adotado o discurso irresponsável que estigmatiza servidores públicos”.
 
A audiência contou também com a participação da secretária sub-Regional do Brasil da Internacional de Serviços Públicos (ISP), Denise Motta Dau; do coordenador financeiro da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, Roberto Eudes Fontenele Magalhães; do presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins, Fabricio Ferreira de Andrade; do presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão do Maranhão, Anibal Lins; da presidente da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal e Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal das Américas (CONTRAM), Vilani Oliveira; do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, Sandro Alex de Oliveira Cezar; do diretor da Sindical Federação dos Trabalhadores em Universidades, Helder Bernardes; e do presidente da Pública Central do Servidor, José Gozze.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)