Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/09/2019

TO: A história de luta de movimentos feministas é tema de encontro dos “Defensoras Populares”

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
O segundo módulo do curso “Defensoras Populares” foi realizado no último sábado, 14, no município de Porto Nacional, a 63 km de Palmas. A capacitação aconteceu no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e contou com a participação de cerca de 30 mulheres. As aulas foram ministradas pela professora Gleys Ially Ramos, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e trouxe como tema “A história da luta dos movimentos de mulheres. Movimentos feministas. Movimentos populares.”
 
Este encontro teve como participantes e coordenadoras as defensoras públicas Denize Souza Leite, Kênia Martins Pimenta e Franciana Di Fátima, que também é coordenadora do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa da Mulher (Nudem). Segundo Denize Souza Leite, que coordena o Projeto, lembrar a luta de movimentos de mulheres é muito importante para compreender o quanto evoluímos e o quanto ainda tem que se discutir quando o assunto é direito das mulheres. “Falar dos direitos das mulheres é algo urgente e necessário, por isso cada módulo traz um aprofundamento sobre esses direitos, que influenciam diretamente no impacto social e vivência dessas mulheres”, complementa.
 
Estrutura
 
Este foi o segundo de um total de 10 módulos que o “Defensoras Populares” prevê. Com aulas aos sábados, o projeto ainda discutirá temáticas como  “Gênero, Diversidade Sexual e a Cidadania LGBT”; “Racismo Patriarcal Heteronormativo”; “A violência na vida das mulheres negras”; “Sistema de Justiça: o papel das instituições que compõe o sistema de justiça brasileiro na garantia dos direitos das mulheres” e “Direito Constitucional e Eleitoral - elementos básicos do Direito de Estado”.
 
Além das aulas, a metodologia do curso poderá incluir rodas de conversas, mostra de filmes, exposições artísticas e outras mídias e visitas em equipamentos públicos como Núcleos e sede administrativa da Defensoria Pública, Delegacias de Polícias, Câmara dos Vereadores e outros.
 
O Projeto
 
O “Defensoras Populares” é uma realização Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por meio do Nudem, da 3ª Defensoria Pública Cível e Atendimento à Vítima de Violência Doméstica de Porto Nacional e da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)