Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
21/08/2019

TO: Com ação da DPE, estudantes de escola pública aprendem sobre violência doméstica

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
Estudantes da Escola Estadual São José, em Palmas, tiveram uma manhã diferenciada nesta terça-feira, 20. Apresentação teatral, música, palestra e muita interatividade foram oferecidas em ação da Defensoria pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da 2ª Defensoria da Mulher da Mulher e Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem). Mais de 160 alunos participaram do evento que aconteceu em alusão aos 13 anos da Lei Maria da Penha.
 
Uma união de esforços entre a equipe da Escola e a DPE-TO, a ação contou com apresentação teatral dos estudantes com a temática da violência doméstica, interpretação do Cordel da Lei Maria da Penha (de Tião Simpatia), com leitura feita em conjunto pelos estudantes, professores da Escola e servidores da Defensoria, e uma palestra com a defensora pública Vanda Sueli Machado. A programação se encerrou com apresentação musical da música “Quem ama abraça” (hit de campanha nacional em alusão à Lei Maria da Penha).
 
De acordo com a defensora pública Vanda Sueli Machado, o objetivo foi o de levar conhecimentos aos estudantes, para que eles possam entender a importância de se combater a intolerância, a violência e se conscientizar para rompimento do ciclo histórico de violência contra a mulher, se tornando multiplicadores das ações de enfrentamento a esse tipo de violência.
 
Os estudantes que participaram da ação cursam o 2º e 3º ano do ensino médio na escola estadual. Para eles, a missão instituída foi cumprida. Maísa César assistiu atentamente a todas as atividades oferecidas e aprovou a iniciativa. “A gente aprende sobre informações importantes para o nosso dia a dia, para que a gente possa não só aprender a se defender contra a violência doméstica como também a cuidar do nosso próximo, denunciando toda e qualquer forma de violência”, afirmou.
 
Logo após as apresentações culturais, a defensora pública respondeu aos questionamentos dos estudantes sobre violência doméstica e deu orientações sobre os fundamentos da lei. "A luta contra a discriminação em relação à mulher é mundial, a violência tem crescido a cada dia e as denúncias também. Porém, a nossa luta é diária e acreditamos no rompimento deste ciclo. Por isso, a nossa proposta é trabalhar de forma preventiva, orientando os jovens quanto à Lei Maria da Penha, bem como os educadores sobre como a escola pode ajudar as mulheres em situação de violência", explicou a defensora pública.
 
O diretor da unidade escolar, José Antonio Gama, afirmou que a escola pretende dar continuidade a ação realizada pela DPE-TO, com mais ações que busquem trabalhar, de forma preventiva, o combate à violência doméstica no ambiente escolar. “Agradecemos à Defensoria Pública porque esta foi uma grande semente plantada e que, com certeza, irá brotar muito frutos. O aprendizado de hoje ficará marcado com reflexão para cada estudante porque assim eles aprendem de forma mais leve e envolvente”, declarou o diretor.
 
Estiveram presentes na ação representantes da Diretoria Regional de Ensino do Tocantins (DRE), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e da Escola Estadual Santa Fé. As atividades contaram com o apoio dos servidores da Defensoria Pública Cleiton Silva, Ana Cláudia Moura Figueiredo e Catarina Lopes.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)