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20/08/2019

RR: Professores da rede pública aprendem a mediar conflitos na escola

Fonte: ASCOM/DPE-RR
Estado: RR
Pelo segundo ano consecutivo, o CAM (Centro de Atendimento Multidisciplinar) da Defensoria Pública do Estado (DPE) promove até amanhã, 20, a oficina “Mediação de Conflitos nas escolas” para orientadores pedagógicos da rede estadual de ensino. A capacitação, que iniciou na segunda-feira, dia 19, advém do projeto intitulado ‘Descomplica’, e ocorre no auditório da DPE, das 8h às 18h, com intervalo de duas horas para o almoço.
 
O Descomplica: estimulando a mediação de conflitos na Escola tem a proposta de ação educativa junto às instituições públicas de ensino, em torno dos métodos e técnicas de resolução pacífica, pautados no estímulo à cultura de paz na sociedade, tais como: mediação, conciliação e arbitragem.
 
Durante os dois dias, serão ao todo 140 orientadores da capital que passarão pela oficina. Grupos de 50 profissionais da educação se reversam no período da manhã e a tarde.   
 
“A instituição não pode levar o projeto descomplica em todas as escolas, mas com os orientadores a Secretaria Estadal da Educação pode atingir todas as escolas, fazendo essa capacitação de como mediar conflitos. Os alunos vão à escola com diversos problemas familiares, emocionais e, infelizmente, alguns com envolvimento com drogas e marginalidade. Na escola, eles vão demonstrar as problemáticas que eles enfrentam, e para que tenha um resultado positivo é necessário que esse orientador educacional esteja preparado para mediar esses conflitos e ajudar o aluno”, explicou a  representante da Secretaria de Educação, Maria de Nazaré.
 
Neste contexto, o projeto advindo de uma parceria com a Secretaria de Educação, apresenta-se como uma ação direcionada à aproximação da Defensoria com a comunidade escolar, levando métodos alternativos de solução de conflitos que superam o binômio “vencedor-perdedor” e promovam a cultura de convivência saudável.
 
Estes métodos vêm se mostrado eficazes em diversos setores e segmentos sociais, como a justiça, comunidades e famílias, com resultados reconhecidos. A DPE se estabeleceu como referência na realização de acordos e resolução de conflitos na área da família, usando as técnicas não adversariais.
 
“A ideia é potencializar o reflexo, o resultado dessas oficinas de mediação passando também informações para os orientadores educacionais, até porque são eles que geralmente conduzem as mediações e as formas de resolução de conflitos dentro da escola”, ressaltou a defensora pública Elceni Diogo.  
 
Com uma metodologia que propõe, além do contato teórico, vivências e outras técnicas de aprendizados que estejam em consonância com a realidade das escolas, o projeto se apresenta como ferramenta na possível  mudança de paradigmas na maneira como as instituições de ensino manejam os conflitos presentes.  
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