Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/08/2019

PB: Justiça sequestra R$ 383 mil do Estado para garantir compra de medicamento

Fonte: ASCOM/DPE-PB
Estado: PB
Após ação proposta pelo defensor público Philippe Figueiredo, o Juízo da 4ª Vara Mista da Comarca de Sousa determinou o sequestro em contas do Governo do Estado da Paraíba no valor de R$ 383.688,00 para a aquisição do medicamento ADCETRIS em favor de um assistido da Defensoria Pública da Paraíba residente no Município de Marizópolis/PB.
 
O estudante A.K.M.M, de 21 anos, foi diagnosticado com Linfoma Hodking (câncer da parte do sistema imunológico chamada de sistema linfático) e necessita de 24 ampolas de medicamento imunoterápico, que é de alto custo. 
 
No petição inicial, o defensor público ressalta que o Plenário do Supremo Tribunal Federal, em recente decisão proferida no Recurso Extraordinário 855.178, reafirmou a jurisprudência da Corte no sentido da solidariedade dos entes federativos para custeio de medicamentos de alto custo. 
 
Além disso, destacou que as normas constitucionais que asseguram o direito à saúde não são meramente programáticas, mas de eficácia direta e aplicabilidade imediata.
 
Na decisão, o juiz João Lucas Souto Gil Messias ressaltou a necessidade urgente do medicamento, de modo que a ausência de sua utilização poderá causar a morte do estudante assistido pela DPE. O magistrado ordenou à instituição bancária que efetive a transferência da quantia para o Hospital da FAP, que realizará a aquisição do medicamento e dará seguimento ao tratamento do paciente.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)