Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/08/2019

MS: Após morte de paciente, Defensoria realiza nova visita e encontra mais irregularidades no Hospital da Vida em Dourados

Fonte: ASCOM/DPE-MS
Estado: MS
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou nova vistoria no Hospital da Vida após a morte de uma paciente, na última sexta-feira (16). Os familiares da assistida procuraram a Instituição e relataram que a unidade de saúde não realizou os exames laboratoriais solicitados pelos médicos, mesmo diante do grave quadro clínico de infecção bacteriana.
 
A situação caótica do Hospital da Vida já havia sido registrada pela Defensoria, em visita que aconteceu há uma semana, e que motivou a transferência de oito pacientes a pedido da instituição. Veja aqui.
 
Conforme a defensora pública, Mariza Fátima Gonçalves, a nova vistoria foi realizada na tarde desse domingo 18/8 e teve a presença da presidente da Comissão de Saúde da 4ª Subseção da OAB Dourados/Itaporã, Heleza Izidoro.
 
Na oportunidade, foram encontradas mais irregularidades no Hospital, como: condições precárias nos banheiros de algumas alas; a ausência de sistema de refrigeração dos quartos de pacientes pós cirúrgicos e dos pacientes isolados com infecção; além da falta de insumos básicos, e indícios de poucos enfermeiros e médicos, frente a quantidade de pacientes internados.
 
A defensora relata que uma das pacientes, internadas no setor de ortopedia, se queixou da falta de refrigeração no quarto e detalhou dificuldade em fazer exames. Segundo a mesma, os procedimentos só foram realizados depois que ela denunciou na ouvidoria do hospital. Porém, mesmo assim, houve demora na entrega dos resultados.
 
Em análise ao prontuário médico da assistida, constatou-se que a paciente passou por cirurgia ortopédica, estando com pinos na tíbia e no calcanhar, e após o procedimento foi acometida com infecção bacteriana, denominada Osteomelite Crônica, na perna esquerda.
 
“Na última visita foi garantido pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde que a situação dos exames seria normalizada. O que, claramente, não foi cumprido, segundo apuramos em nova vistoria”, destacou a defensora.
 
 
Medidas
 
O caso da morte da paciente segue em apuração para melhor salvaguarda do direito da família envolvida. Já as demais irregularidades, a Defensoria Pública recomendou administrativamente que sejam resolvidas, evitando-se a judicialização do tema.
 
“A Defensoria entrou em contato com os responsáveis pela manutenção do sistema de refrigeração e foi comunicada que será necessária a troca dos aparelhos de ar condicionado, assim que repassado o devido orçamento para a administração do hospital. Também solicitamos à enfermeira chefe da unidade que nos encaminhasse o número de profissionais e as suas respectivas escalas, para verificarmos eventuais gargalos nas escalas, sobrecarregando os profissionais, em detrimento ao acompanhamento dos pacientes lá internados. Por fim, foi recomendado à administração sobre a manutenção dos banheiros, dormitórios da equipe, bem como a falta de insumos básicos”, afirma a defensora pública.
 
Embora persistam algumas irregularidades, a defensora pública destacou que alguns problemas encontrados na primeira visita, como os “leitos” improvisados nos corredores, foram sanados, o que também pode ser comprovado pelos relatos dos pacientes lá internados.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)