Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/08/2019

RS: Câmara de Mediação Familiar firma convênio com PUCRS para oferecer o serviço de constelação familiar

Fonte: ASCOM/DPE-RS
Estado: RS
Um convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), assinado no dia 29 de julho, vai permitir à Câmara de Mediação Familiar da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) oferecer o serviço de constelação familiar aos participantes das Oficinas das Famílias. A primeira edição aconteceu no dia 6 de agosto, com a participação de 22 pessoas. O trabalho será feito por consteladoras da universidade, nas terças-feiras pela manhã e nas quartas-feiras à tarde na mesma oportunidade em que ocorrem as oficinas.
 
Segundo a coordenadora da Câmara de Mediação Familiar, defensora pública Patricia Pithan Pagnussatt Fan, as Oficinas das Famílias agora possuem conteúdos relacionados ao direito sistêmico e o objetivo da constelação familiar é potencializar as mediações que acontecem após essas atividades. “Os participantes das oficinas finalizam o encontro com uma consciência mais ampliada, o que facilita o processo de mediação posterior”, explica.
 
Para a coordenadora dos cursos de especialização em Mediação e Constelações e em Família e Sucessões da PUCRS, Liane Maria Busnello Thomé, em geral os participantes da constelação ficam impactados com o trabalho, pois ele é fenomenológico e trabalha com emoções que em muitas situações são inconscientes. Além dela, outras duas professoras da PUCRS participam do projeto: Fernanda Pozzebon e Rochel Teresinha da Silva Velinho. O curso de especialização em Mediação e Constelações, que também é coordenado pelo professor Álvaro Vinicius Paranhos Severo, tem o diferencial de oferecer aos alunos aulas práticas de mediação e constelações supervisionadas, por meio do convênio firmado com a Defensoria Pública. Segundo Liane, esse convênio foi incentivado pela Escola de Direito, por intermédio do decano Fabricio Pozzebon.
 
Quem participa das oficinas e das constelações são os assistidos da Defensoria Pública que enfrentam conflitos na área do Direito das Famílias (divórcio, pensão, guarda, etc), mas que ainda não entraram com processos na justiça. Algumas pessoas também são encaminhadas por outras instituições parceiras da DPE/RS. No entanto, isso não impede que os demais cidadãos participem da atividade. Para se inscrever e obter mais informações, o interessado deve enviar um e-mail para mediacao@defensoria.rs.def.br.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)