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02/08/2019

ANADEP adere à campanha #PraCegoVer

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A partir deste mês, todos os conteúdos produzidos para as redes sociais (Facebook e Instagram) da ANADEP contarão com uma descrição de imagens através do recurso #PraCegoVer. A iniciativa consiste em uma audiodescrição, ou seja, um legenda a ser lida para uma pessoa cega, de forma que esta saiba o que contém na imagem. O objetivo é proporcionar acessibilidade às pessoas cegas e contribuir para que a rede social fique mais acolhedora e acessível para todas e todos. 
 
Conforme a coordenadora da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ANADEP, Renata Tibyriçá, a adoção do #PraCegoVer aproxima a ANADEP do cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015). "É de suma importância está ação para a garantia da acessibilidade das pessoas cegas e, além disso, permite que possamos cumprir com a legislação na sua integralidade", disse. 
 
O projeto #PraCegoVer foi criado oficialmente no dia 4 de janeiro de 2012, pela professora de Braile, Patrícia Silva de Jesus. De acordo com dados da sua página no Facebook (www.facebook.com/pg/PraCegoVer) há cerca de 6,5 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência visual no Brasil. 
 
Como funciona o #PraCegoVer:
 
A hashtag usada para retratar a imagem do post será seguida pela descrição textual da informação. O importante é que a ideia principal da imagem seja relatada, bem como o texto que a acompanha. A descrição é lida por sistemas próprios de navegação e permite que não somente deficientes visuais, mas pessoas com dislexia, deficiência intelectual ou déficit de atenção também sejam beneficiadas.
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