Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
15/05/2019

MG: Mutirão da Defensoria atende mais de 450 famílias

Fonte: ASCOM/DPE-MG
Estado: MG
Mais de 450 famílias foram atendidas durante o “Mutirão das Famílias” promovido pela Defensoria Pública em Uberlândia, na sexta (10/5). Esta foi a quarta edição do evento na comarca.
 
Foram atendidas demandas como requerimento para casamento civil com isenção de custas; divórcio; formalização ou dissolução de união estável; regulamentação de guarda e visitas; conversão de união estável em casamento; entre outras.
 
As soluções foram buscadas, preferencialmente, por via extrajudicial. Para as demandas que não puderam ser resolvidas de forma consensual, serão ajuizadas ações. No total, foram atendidas 463 famílias.
 
O mutirão aconteceu de forma dinâmica. O coordenador Local em Uberlândia, defensor público Clayton Rodrigues Sabino Barbosa, explica que “para aqueles que se inscreveram no início de abril já foram feitas a intimação da outra parte e a ação. Nesse caso, essas pessoas já pegaram o resultado final durante o mutirão”.
 
Durante todo o dia, defensores públicos atenderam os inscritos, orientando sobre os processos que já foram ajuizados e recebendo a documentação para as ações que serão propostas.
 
Em uma segunda etapa, o Poder Judiciário e o Ministério Público irão determinar uma data para marcação concentrada de audiência de homologação, ratificação ou de conciliação das ações judiciais interpostas.
 
Promover a estruturação familiar e colaborar para a prevenção da inserção dos jovens na criminalidade foram os principais objetivos da iniciativa.
 
Participaram da abertura do evento o assessor institucional, Wilson Hallak Rocha, representando o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares; os coordenadores Local e da Regional Triângulo II, defensores públicos Clayton Rodrigues Sabino Barbosa e Evaldo Gonçalves da Cunha; além dos defensores da comarca e autoridades locais.
 
Apoio
 
De iniciativa da unidade da Defensoria Pública em Uberlândia, o “Mutirão das Famílias” contou com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público, Prefeitura de Uberlândia, Câmara Municipal, cartório de Registro Civil, Adep-MG, Grafiti Comunicação Total, Aline Editora e Artes Gráficas e Icasu.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
XIV CONADEP
ANADEP INOVA
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)